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ANIMAÇÃO
Filmes e produções em 3D exploram recursos
Softwares contribuem para a criação de peças de arte digital
MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL
A computação também é ferramenta para criar peças de arte.
Dos micros e das mãos de artistas
digitais surgem ilustrações, animações, peças publicitárias, games e filmes. A conferência Pixel
Show (www.pixelshow.com.br),
realizada no Museu da Imagem e
do Som, em São Paulo, nos dias 21
e 22 de outubro, serviu como vitrine de experimentos artísticos
computadorizados.
Entre os softwares utilizados para tais produções estão o Corel
DRAW 12 (www.corel.com.br),
que promete reconhecimento
instantâneo de formas, recursos
de esboço e pincel de retoque. Outro programa é o SketchBook Pro,
da Alias (www.alias.com), para
desenhos em tablets com canetas
digitais e que pode ser testado
gratuitamente por 30 dias. Produções em 3D ganham reforço com
o recém-lançado Maya 7, também
da Alias. A versão promete melhor efeito de textura e de dinâmica de personagens.
O software é um dos utilizados
pelo diretor de animação Marcelo
de Moura, integrante de equipes
de criação de filmes como "Era
Do Gelo" e "Asterix e os Vikings",
com estréia prevista para 2006. "É
grande a variedade de programas
disponíveis no mercado. A escolha dependerá do tipo de efeito
que se pretende criar", diz Moura.
Quem quiser se aprofundar no
tema pode visitar sites como Animation World Network
(www.awn.com) e 3DOnline
(www.3donline.com.br) ou buscar cursos, como os da Academia
de Animação e Artes Digitais
(www.academiadeanimacao.com.br), que ainda promete ajudar os alunos na obtenção de vistos internacionais para trabalhos.
Outra opção é a In 9 (www.in9design.com.br), que tem curso de
design automotivo e oferece
download de um guia para criação de personagens.
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