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São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2003

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INTERNET

Empresas apostam em segmento de buscador; Microsoft entra em negócio

Barra do Google dispensa navegador

DA REPORTAGEM LOCAL

Na última semana, o Google inovou com mais um recurso. Se o internauta entrar em toolbar.google.com/deskbar, vai poder fazer o download de um arquivo (441 Kbytes) bastante útil. Após instalar o programinha, não é mais preciso abrir o browser.
Basta estar conectado à internet. Isso porque a ferramenta de buscas cria um atalho e deixa na barra de tarefas, do lado direito, um espaço com campo de pesquisa para fazer toda e qualquer procura. Nesse caso, ele vai ao site, varre a palavra-chave e abre uma tela quadrada a partir da barra de tarefas e mostra os resultados.
Esse novo serviço funciona para quem tem as versões do Windows 98, Me, SE, 2000 e XP. A única exceção é o Windows NT.
Antes, o Google havia criado uma barra que podia ser acoplada ao navegador. Ela ainda está disponível em toolbar.google.com.
Com esse aditivo instalado, toda vez que o internauta abrir seu Internet Explorer, o navegador trará um campo de pesquisa para fazer a busca. Tem mais recursos, como o acesso, por meio de um botão, ao serviço de notícias, também disponível em news.google.com.
O mercado de buscadores e atalhos vem gerando uma verdadeira guerrilha entre os concorrentes. O Yahoo!, há alguns meses, anunciou sua barra no endereço companion.yahoo.com.
A do Google levava alguma vantagem por vir com bloqueador de janelas pop-up. Na semana passada, o Yahoo! incorporou a mesma facilidade a seu serviço -ele já permitia acesso ao webmail, entre outros recursos.
A Microsoft é outra empresa que está de olho nesse tipo de serviço. Enquanto a companhia prepara alguma estratégia para oferecer essa facilidade, vai comendo pelas bordas. Quem já estiver utilizando o Office 2003 pode encontrar o "research task panes". Esse recurso permite acessar o serviço de buscas do portal MSN (www.msn.com).
A livraria virtual Amazon (www.amazon.com) também está de olho nos buscadores para facilitar o acesso às informações do portal a seus clientes. Anunciou que está desenvolvendo uma ferramenta para permitir que o consumidor encontre preços de livros e discos. Dessa forma, será possível fazer o download de preços para decidir a compra.
(MARIJÔ ZILVETI)


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