|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
INTERNET
Empresas apostam em segmento de buscador; Microsoft entra em negócio
Barra do Google dispensa navegador
DA REPORTAGEM LOCAL
Na última semana, o Google
inovou com mais um recurso. Se
o internauta entrar em toolbar.google.com/deskbar, vai poder fazer o download de um arquivo (441 Kbytes) bastante útil.
Após instalar o programinha, não
é mais preciso abrir o browser.
Basta estar conectado à internet.
Isso porque a ferramenta de buscas cria um atalho e deixa na barra
de tarefas, do lado direito, um espaço com campo de pesquisa para fazer toda e qualquer procura.
Nesse caso, ele vai ao site, varre a
palavra-chave e abre uma tela
quadrada a partir da barra de tarefas e mostra os resultados.
Esse novo serviço funciona para
quem tem as versões do Windows
98, Me, SE, 2000 e XP. A única exceção é o Windows NT.
Antes, o Google havia criado
uma barra que podia ser acoplada
ao navegador. Ela ainda está disponível em toolbar.google.com.
Com esse aditivo instalado, toda
vez que o internauta abrir seu Internet Explorer, o navegador trará
um campo de pesquisa para fazer
a busca. Tem mais recursos, como
o acesso, por meio de um botão,
ao serviço de notícias, também
disponível em news.google.com.
O mercado de buscadores e atalhos vem gerando uma verdadeira guerrilha entre os concorrentes. O Yahoo!, há alguns meses,
anunciou sua barra no endereço
companion.yahoo.com.
A do Google levava alguma vantagem por vir com bloqueador de
janelas pop-up. Na semana passada, o Yahoo! incorporou a mesma
facilidade a seu serviço -ele já
permitia acesso ao webmail, entre
outros recursos.
A Microsoft é outra empresa
que está de olho nesse tipo de serviço. Enquanto a companhia prepara alguma estratégia para oferecer essa facilidade, vai comendo
pelas bordas. Quem já estiver utilizando o Office 2003 pode encontrar o "research task panes". Esse
recurso permite acessar o serviço
de buscas do portal MSN (www.msn.com).
A livraria virtual Amazon
(www.amazon.com) também está de olho nos buscadores para facilitar o acesso às informações do
portal a seus clientes. Anunciou
que está desenvolvendo uma ferramenta para permitir que o consumidor encontre preços de livros e discos. Dessa forma, será
possível fazer o download de preços para decidir a compra.
(MARIJÔ ZILVETI)
Texto Anterior: Serviço: Explore recursos do seu celular para enviar mensagens rápidas Próximo Texto: Canal aberto: Entenda problemas de um disco Índice
|