UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERVIÇO

Aparelhos com teclado tipo T9 facilitam a escrita

Explore recursos do seu celular para enviar mensagens rápidas

DA REPORTAGEM LOCAL

As mensagens rápidas de texto, mais conhecidas como SMS ou torpedos, são em alguns casos mais úteis do que deixar recados na caixa postal. Isso porque, segundo especialistas, toca um bip no aparelho do usuário, ele vê o símbolo da mensagem, clica duas vezes e já lê o recado. Nesse caso, ele não precisa fazer uma ligação e dar sua senha para ouvir o recado. Outra vantagem: não se paga para receber um torpedo.
Os números do tráfego de SMS crescem a galope no mundo todo. Na Grã-Bretanha, de janeiro a setembro de 2002, houve um salto de 800 milhões para 1,6 bilhão de recados instantâneos.
No Brasil, a Vivo diz ter alcançado a marca de 100 milhões de mensagens no mês de outubro, o que representa, segundo a empresa, um crescimento de 100% nos últimos dez meses.
Operadoras como a Tim, a Telemig Celular e a Claro mantêm sites para mandar recados. Entre no www.blah.com.br e escolha a operadora e confira os serviços.

Para teclar
Uma das dificuldades de quem escreve mensagens é operar o teclado alfanumérico. No mínimo três letras estão embutidas em cada tecla de um número.
Ou seja, para escrever "Me liga", é preciso digitar uma vez a tecla 6, duas vezes a tecla 2 (para chegar à letra "E"), três vezes a tecla 5 (para chegar à letra "L"), três vezes a tecla 4 (para a letra "I"), uma vez, novamente, a tecla 4 (para a letra "G") e finalmente uma vez a tecla 2 (para a letra "A").
Uma alternativa para acabar com esse trabalhão é usar o teclado T9. Trata-se de um programa traduzido para o português que vem embutido na maioria dos novos celulares.
Ele permite escrever o texto pelo celular, pressionando a tecla uma única vez. Nesse caso, o usuário que escrever "Me liga", tem de pressionar uma vez as teclas 6, 3, 5, 4, 4 e 2.
O sistema T9 relaciona as palavras conhecidas na maioria das vezes. Quando não o faz, o usuário tem de ir, dependendo do modelo, ao botão 0, para que surjam outras combinações.
Se o usuário utilizar a operadora Vivo, poderá enviar torpedos SMS para usuários da mesma operadora ou da BCP, que, desde o primeiro semestre, fechou acordo para troca de mensagens entre as duas.
Isso ainda não acontece com as operadoras GSM, caso da Tim e da Oi. A previsão dessa troca entre operadoras é para 2004.
(MARIJÔ ZILVETI)


Texto Anterior: Microsoft entra na área musical
Próximo Texto: Internet: Barra do Google dispensa navegador
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.