São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

diversão

Videogames clássicos sobrevivem na rede sob o manto de abandonware

DA REPORTAGEM LOCAL

Em tempos de consoles com alto poder de processamento e games com gráficos sofisticados em 3D, jogos antigos ainda mobilizam milhares de fãs na internet.
Clássicos como Wolfenstein 3D, Doom, Lemmings e Road Rash estão entre os mais procurados em sites que são verdadeiros museus virtuais, reunindo games e programas de computador lançados uma, duas ou até três décadas atrás.
Abandonware é o termo usado para se referir a programas que não estão mais disponíveis comercialmente.
O fato de não serem mais vendidos e de não haver mais suporte para eles, porém, não quer dizer que esses softwares não tenham direitos autorais -nos Estados Unidos, por exemplo, o copyright só expira 70 anos depois da morte do autor individual.
Ou seja: na prática, baixar jogos antigos é considerado pirataria. Mas não deveria, argumenta Walt Crawford em texto publicado no site Abandonware Ring (www.abandonwarering.com), que reúne links para mais de cem repositórios de softwares e games do passado.
"Se esse jogos não fossem compartilhados e preservados hoje, você acha que alguém terá uma cópia de Alley Cat, da IBM, em 2079, quando seu copyright expira?", escreve.
Há casos em que as próprias empresas criadoras colocam os jogos na rede para download gratuito e legal.
Em 2004, a Rockstar disponibilizou Grand Theft Auto 1 e 2. Para baixar as versões do jogo, que é uma das franquias mais populares do mundo, entre em www.rockstargames.com/classics/gta.html e preencha o cadastro.
A Electronic Arts doou o código-fonte da primeira versão de SimCity, de 1989, para o projeto OLPC (One Laptop Per Child), conhecido como "laptop de US$ 100".
A única condição imposta pela empresa foi que o nome SimCity, por razões comerciais, não fosse usado -o jogo, então, foi rebatizado de Micropolis (code.google.com/p/micropolis). (RC)


Texto Anterior: Vendas on-line também são atingidas nos Estados Unidos
Próximo Texto: Emulação: Consoles antigos também atraem fãs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.