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Serviço na rede deixa ouvir e-mail por telefone
DA REPORTAGEM LOCAL
Ter um micro ou mesmo apenas um teclado à mão já não é essencial para quem quer acessar e-mails. E os responsáveis por isso
são os portais de voz, que permitem consultar o correio eletrônico
a partir de qualquer telefone.
Esse tipo de serviço, que existe
há mais de um ano nos EUA e
chegou ao Brasil em janeiro, é baseado em sistemas de reconhecimento de voz: não pede o uso do
teclado do telefone para digitar
comandos.
Entre esses serviços, há o brasileiro Vocall, da operadora Telemar. Ele começou a funcionar em
janeiro último e, além de dar acesso a uma conta de e-mail, checa
compromissos anotados em uma
agenda on-line.
Para começar a usar o sistema, é
preciso ter um micro por perto, já
que o cadastro de usuários é feito
em www.vocall.com.br.
Cuidados
O Vocall não tem uma conta de
webmail própria, ele dá acesso via
telefone aos e-mails que você já
tem. Os provedores UOL
(www.uol.com.br), BOL
(www.bol.com.br) e iG
(www.ig.com.br) estão entre os
que podem ser configurados automaticamente pelo serviço: basta
dar o nome de usuário e a senha
que você usa em algum deles para
poder ouvir suas mensagens.
Uma dica: evite cadastrar no
Vocall a conta de e-mail que você
usa no dia-a-dia. É que alguns servidores apagam mensagens já lidas. E, como o serviço abre sua
caixa postal, as mensagens podem não ir para o seu micro.
Como usar
Feito o cadastramento, o site dá
ao usuário um número de telefone para acessar o portal de voz.
Ao ligar para lá, atende uma
suave voz feminina, que em nada
parece com o tom robótico dos
sintetizadores de voz comuns. A
voz pergunta o que você deseja fazer, dando alternativas. Se você
diz "quero ouvir meus e-mails", o
programa entenderá apenas o essencial -no caso, "ouvir" e "e-mails". E a máquina começará a
leitura de mensagens.
Para enviar e-mails, há duas alternativas: acionar o comando
"responder e-mail" -caso a pessoa tenha mandado uma mensagem para você- ou cadastrar o
nome e o endereço de destinatários na agenda do Vocall.
Após fazer isso, bastará dizer o
nome da pessoa para enviar uma
mensagem. Mas atenção: o Vocall
não manda e-mails em texto. O
que ele faz é enviar arquivos de
som para os destinatários.
O serviço está disponível para
quem mora em cidades com código DDD 11 ou 21 (São Paulo, Rio e
alguns municípios próximos a essas cidades). Hoje ele é gratuito,
mas, a partir do próximo dia 15,
passará a custar R$ 6,50 por mês.
A operadora Telefônica também tem um serviço de troca de e-mails por telefone (em www.viacorp.com.br). Só que exclusivo para empresas. O serviço, segundo a companhia, será aberto
para o público no segundo semestre deste ano.
(AV)
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