São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviço na rede deixa ouvir e-mail por telefone

DA REPORTAGEM LOCAL

Ter um micro ou mesmo apenas um teclado à mão já não é essencial para quem quer acessar e-mails. E os responsáveis por isso são os portais de voz, que permitem consultar o correio eletrônico a partir de qualquer telefone.
Esse tipo de serviço, que existe há mais de um ano nos EUA e chegou ao Brasil em janeiro, é baseado em sistemas de reconhecimento de voz: não pede o uso do teclado do telefone para digitar comandos.
Entre esses serviços, há o brasileiro Vocall, da operadora Telemar. Ele começou a funcionar em janeiro último e, além de dar acesso a uma conta de e-mail, checa compromissos anotados em uma agenda on-line.
Para começar a usar o sistema, é preciso ter um micro por perto, já que o cadastro de usuários é feito em www.vocall.com.br.

Cuidados
O Vocall não tem uma conta de webmail própria, ele dá acesso via telefone aos e-mails que você já tem. Os provedores UOL (www.uol.com.br), BOL (www.bol.com.br) e iG (www.ig.com.br) estão entre os que podem ser configurados automaticamente pelo serviço: basta dar o nome de usuário e a senha que você usa em algum deles para poder ouvir suas mensagens.
Uma dica: evite cadastrar no Vocall a conta de e-mail que você usa no dia-a-dia. É que alguns servidores apagam mensagens já lidas. E, como o serviço abre sua caixa postal, as mensagens podem não ir para o seu micro.

Como usar
Feito o cadastramento, o site dá ao usuário um número de telefone para acessar o portal de voz.
Ao ligar para lá, atende uma suave voz feminina, que em nada parece com o tom robótico dos sintetizadores de voz comuns. A voz pergunta o que você deseja fazer, dando alternativas. Se você diz "quero ouvir meus e-mails", o programa entenderá apenas o essencial -no caso, "ouvir" e "e-mails". E a máquina começará a leitura de mensagens.
Para enviar e-mails, há duas alternativas: acionar o comando "responder e-mail" -caso a pessoa tenha mandado uma mensagem para você- ou cadastrar o nome e o endereço de destinatários na agenda do Vocall.
Após fazer isso, bastará dizer o nome da pessoa para enviar uma mensagem. Mas atenção: o Vocall não manda e-mails em texto. O que ele faz é enviar arquivos de som para os destinatários.
O serviço está disponível para quem mora em cidades com código DDD 11 ou 21 (São Paulo, Rio e alguns municípios próximos a essas cidades). Hoje ele é gratuito, mas, a partir do próximo dia 15, passará a custar R$ 6,50 por mês.
A operadora Telefônica também tem um serviço de troca de e-mails por telefone (em www.viacorp.com.br). Só que exclusivo para empresas. O serviço, segundo a companhia, será aberto para o público no segundo semestre deste ano. (AV)


Texto Anterior: Celulares lêem mensagens
Próximo Texto: Brasil tem mouse movido a pensamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.