São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Celulares lêem mensagens

DA REPORTAGEM LOCAL

Softwares que transformam textos em voz podem ser adaptados a telefones móveis.
"Há bancos de palavras feitos para celulares, mais compactos. Eles podem ser adaptados para funcionar com esse tipo de programa", afirma André Varga, analista da Samsung.
Um banco que Varga usa como exemplo é o T9 (www.t9.com). Ele traz palavras pré-gravadas para que o usuário possa digitá-las sem ter de apertar o mesmo botão mais de uma vez (nos telefones, vale lembrar, cada uma das teclas serve para digitar três letras diferentes). "Tecnologias que transformam texto em voz vêm sendo adaptadas a esse banco de dados, que já é formatado para celulares", afirma. Uma das aplicações disso é converter em voz o texto de mensagens do tipo SMS, que podem ser enviadas entre celulares. O serviço já existe nos EUA.

Comando de voz
Os comandos de voz já se tornaram parte integrante dos celulares brasileiros. O Motorola V60 (preço sugerido de R$ 1.399), por exemplo, permite que o usuário configure atalhos do menu falando. Dessa forma, é possível acessar a agenda ou o navegador de internet WAP ao ditar uma palavra para o telefone.
Tanto esse aparelho como os da linha Voicer, da Samsung, permitem fazer ligações com comandos de voz, dispensando o teclado.
A dica, ao usar telefones desse tipo, é ter paciência na hora de gravar os comandos de voz, já que eles não costumam ser memorizados pelos aparelhos logo nas primeiras tentativas.


Texto Anterior: Apple traz comando de voz
Próximo Texto: Serviço na rede deixa ouvir e-mail por telefone
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.