São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede traz reconhecimento de texto

DA REPORTAGEM LOCAL

Softwares de reconhecimento de texto podem ser encontrados em vários sites. Alguns deles estão longe de serem úteis, já que, ao contrário daqueles próprios para deficientes visuais, são bastante simples. Mas servem para dar uma idéia de como essa tecnologia funciona.
Um dos mais interessantes entre esses programas dispensa downloads, já que está disponível on-line. Trata-se do site de TTS (sigla em inglês para "de texto para fala") do laboratório de pesquisas da empresa americana Bell (www.bell-labs.com/project/tts). Lá você seleciona o idioma -não há português- e ele permite escrever um texto e escolher que tipo de voz irá sintetizá-lo. Algumas delas são assumidamente irônicas: dá para escolher, por exemplo, a voz de uma pessoa que está bebendo café ou ir direto ao item Ridiculous, que traz uma voz desafinada.
Se você escolher o item Advanced Interface, poderá controlar até o "fôlego" do computador.

Cabeças falantes
No site do laboratório de pesquisas da AT&T (www.research.att.com/projects/AnimatedHead) há um dos mais interessantes projetos para o futuro dos sintetizadores de voz: as cabeças falantes.
A página apresenta apenas versões de demonstração, mostrando como cabeças tridimensionais movem suas bocas para falar textos pré-gravados.
A parte mais curiosa do site fica na seção Demos, no item Photo-Realistic. São rostos em imagens fotográficas, que falam textos como se fossem recepcionistas. Para visualizar as imagens, gasta-se pelo menos dez minutos.

Dicionário
O "Babylon", um dos mais populares dicionários da rede, também tem um sintetizador de voz, cujo intuito é ajudar a pronunciar palavras estrangeiras de maneira correta.
Para utilizá-lo, você precisa baixar o dicionário (1,8 Mbyte) em www.babylon.com e, depois, ir à seção de downloads do site e pegar o plug-in Say-it Add On.
É possível escolher entre uma voz masculina e uma feminina (download de 3 Mbytes).



Texto Anterior: Brasil tem mouse movido a pensamento
Próximo Texto: Máquina também "vê" e "sente"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.