São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Máquina também "vê" e "sente"

DA REPORTAGEM LOCAL

Equipamentos que fazem o micro saber qual é o seu estado emocional ou para qual parte da tela você está olhando. Esses são alguns dos protótipos feitos pelo projeto BlueEyes (www.almaden.ibm.com/cs/blueeyes), da IBM. Nele, pesquisadores desenvolvem máquinas e programas voltados à comunicação entre pessoas e micros.
Dois protótipos estão sendo criados para que o micro perceba o estado emocional do usuário. Um é o Emotion Mouse, que detecta, pela pulsação e pela umidade das mãos, se a pessoa está tensa ou não. O segundo, chamado "Affect Detection", é um soft que analisa movimentos faciais para intuir o humor do usuário.
Outro projeto é o do aparelho MagicPointing, que usa a visão computacional (maneira como os micros "enxergam") para agilizar os movimentos do cursor do mouse. Funciona assim: um aparelho com lentes, semelhante a uma webcam, detecta as pupilas do usuário e, com isso, sabe para qual ponto da tela ele está olhando; aí o cursor vai direto para o lugar observado logo que o usuário toca no mouse.
Em www.naturalpoint.com há um equipamento semelhante, chamado TrackIR, que já está à venda na rede por preços a partir de US$ 99 (mais impostos e frete). Como o outro, ele coloca o cursor do mouse na parte do monitor em que o usuário estiver olhando. Mas a pessoa deve usar um pequeno adesivo na testa para que o aparelho possa guiar-se, já que ele não detecta pupilas.


Texto Anterior: Rede traz reconhecimento de texto
Próximo Texto: Diversão: Jogo reproduz conflitos antiglobalização
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.