São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Spam ameaça telefonia via rede

JULIANO BARRETO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Além da pressão das operadoras de telefonia convencional, as empresas que vendem serviços de voz sobre protocolo de internet, o VoIP, enfrentarão outro adversário de peso: a exploração da propaganda não solicitada.
A prática, batizada de spit (spam over internet telephony), é mais barata do que os comerciais feitos por telefone, pois permite que quem envia as mensagens gaste pouco dinheiro -não é preciso pagar nenhuma taxa para realizar as ligações locais ou internacionais usando a internet.
Num artigo publicado pelo site da revista "New Scientist" (www.newscientist.com), o consultor de segurança Winn Schwartau afirmou que os serviços de VoIP são vulneráveis a ataques do tipo DoS (denial of service, ou negação de serviço), que enviam milhares de mensagens para um mesmo site, engarrafando o tráfego de dados e impedindo que esse site seja acessado.
Segundo o instituto The Insight Research (www.insight-corp.com), só nos EUA mais de 17 milhões de pessoas usarão serviços de voz pela internet até 2008.


Texto Anterior: Norton 2005 pirata vaza no Brasil
Próximo Texto: Tecnologia: Supercomputador japonês passa EUA e é o mais veloz do mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.