São Paulo, quarta-feira, 27 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENDEREÇOS ON-LINE

Sites esclarecem dúvidas sobre astros

Internet apresenta informações e até game sobre os buracos negros

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um buraco negro se aproxima da Terra e deve chegar aqui perto daqui a cerca de 230 milhões de anos. Essa foi a notícia mais curiosa da semana passada para os amantes de astronomia e chama a atenção para esse corpo celeste que desperta a curiosidade por ser pouco conhecido.
O internauta que quiser conhecer melhor esses ilustres misteriosos encontra sites que tentam explicá-los. Para começar, entre em www.pbs.org/wnet/hawking/strange/html/blackh.html e veja como eles se formam. Em http://amazing-space.stsci.edu/resources/
explorations/blackholes/teacher/sciencebackground.html
, leia respostas às perguntas mais frequentes sobre buracos negros.
Para conhecer a anatomia deles, entre em http://archive.ncsa.uiuc.edu/Cyberia/
NumRel/BlackHoleAnat.html
.
As crianças podem aprender como eles funcionam em http://spaceplace.jpl.nasa.gov/svlbido1.htm, que traz um jogo chamado "Caia em um Buraco Negro", feito para os pequenos.
Links e dados para interessados estão em http://spacelink.nasa.gov/
Instructional.Materials/Curriculum.Support/
Space.Science/Stars.Galaxies.and.Amazing.Phenomena/
Black.Holes
.

Einstein
Os buracos negros apareceram pela primeira vez como soluções matemáticas abstratas para as equações da Teoria da Relatividade Geral, de Einstein, que descreve a força da gravidade.
Em 1916, o astrônomo Karl Schwarzschild trabalhava sobre as tais equações quando descobriu que, segundo elas, era possível que uma estrela tivesse tanta gravidade que seria capaz de engolir sua própria luz. Einstein concordou com a conclusão de Schwarzschild.
Einstein é tema de exposição no Museu de História Natural de Nova York. No site do museu, o www.amnh.org, há textos sobre o cientista, que foi eleito pela revista "Time" o "Homem do Século". Em www.time.com/time/time100/poc/
magazine/alberteinstein5a.html
, há a explicação da premiação e textos escritos por cientistas como Stephen Hawking. O site www.westegg.com/einstein traz textos escritos por Einstein e sobre ele. (HHL)


Texto Anterior: Canal aberto: Siga dicas para usar o Word
Próximo Texto: Diversão: Pilote na 2ª Guerra ou assuma os personagens de várias mitologias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.