São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMAGEM DIGITAL

Scanjet funciona na vertical e lembra monitor de cristal líquido, mas custa quase o triplo de modelo básico

Aparência elegante diferencia scanner

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

À primeira vista, o visual do scanner HP Scanjet 4670 chega a ser intrigante -o aparelho, que funciona na vertical e tem duas placas de vidro transparente, lembra um monitor de cristal líquido. Para usar o scanner, você puxa a placa frontal, que se move alguns centímetros, e insere o documento desejado no espaço entre os dois vidros -aberto, o scanner parece um porta-revistas. A placa traseira não contém circuitos (é só um suporte).
A estética do Scanjet 4670 é bastante atraente, mas tem um detalhe imperfeito. O cabeçote de escaneamento, que fica na placa frontal, é ligado aos demais circuitos do scanner por um cabo. O problema é que esse cabo não é preso à moldura da placa, ou seja, ele fica solto dentro do vidro e se mexe quando o scanner está em uso. O cabo poderia perfeitamente ficar escondido -colado ao cabeçote de digitalização e embutido na moldura do scanner.
A área de digitalização mede 30x22 cm, tamanho suficiente para escanear revistas e livros de tamanho comum ou até quatro fotos (de 10x15 cm). Se você quiser digitalizar várias fotos ao mesmo tempo, precisará tirar a placa frontal do suporte e colocá-la deitada sobre a mesa. Do contrário, a lei da gravidade limitará o escaneamento a duas fotos por vez (se você colocar mais fotos, elas cairão sobre as primeiras).
O Scanjet 4670 tem três botões de atalho, que servem para escanear documentos, fazer cópias rápidas e enviar imagens digitalizadas para a internet. Bastante prático, o botão de cópias envia o documento escaneado automaticamente para a impressora. O botão de internet (HP Instant Share) manda as fotos para um site em que você pode armazenar até 100 Mbytes, ou aproximadamente cem imagens com boa resolução.
O pacote de softwares fornecido é bom. O recurso de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), por exemplo, que serve para transformar livros e publicações impressas em textos editáveis, é totalmente integrado ao programa de gerenciamento do scanner (HP Director). Em scanners menos sofisticados, o programa de OCR costuma ser separado, o que complica seu uso. O destaque é o excelente software Disco de recordações HP, que permite gravar discos multimídia -com fotos, músicas e legendas- compatíveis com toca-DVDs. Quer dizer: se você tem um tocador de DVDs compatível com o formato VCD e um computador com gravador de CDs, pode ver as suas fotos num televisor.


Texto Anterior: Música 3: Vendas da Sony Music apresentam recuperação
Próximo Texto: Velocidade de digitalização é apenas razoável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.