UOL


São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba gravar e aproveitar os seus arquivos MP3

DA REPORTAGEM LOCAL

Embora o computador seja uma excelente ferramenta para ouvir música, ele não consegue fazer muita coisa sozinho: para aproveitar ao máximo seus recursos, é essencial transferir, de alguma maneira, as canções para outros aparelhos.
A saída mais simples e comum é conectar o micro ao aparelho de som. Para fazer isso, você vai precisar de um cabo especial com dois conectores RCA numa ponta e um plugue P2 na outra -ele pode ser encontrado em lojas de eletrônica por menos de R$ 10.
De posse do cabo, ligue o plugue P2 à saída da placa de som do computador -ela se chama Line Out e geralmente é pintada de verde. Em seguida, conecte os plugueues RCA a uma entrada estereofônica (tipo Line In) do seu aparelho de som.
Para completar, basta abrir um arquivo MP3 no micro usando um tocador musical e selecionar a entrada correspondente no aparelho de som (geralmente, ela se chama Aux ou Tape In).
Atenção: não utilize a entrada Phono do seu aparelho de som, pois ela não é compatível com o micro e pode queimar.

Gravação
Em alguns casos, gravar as músicas em CDs pode ser mais conveniente. Se o seu micro tem um gravador de CDs instalado, a tarefa é fácil: com o sistema operacional Windows XP, por exemplo, basta selecionar os arquivos desejados, clicar neles com o botão direito do mouse e selecionar as opções Enviar para e CD.
Em seguida, clique no diálogo que será exibido (Você tem arquivos para serem gravados), aperte o link Gravar estes arquivos e selecione a opção CD de áudio. Não se esqueça de inserir um CD gravável (tipo CD-R) antes de começar.
Se o seu computador não possui o Windows XP e o seu gravador não veio com um programa, você pode usar o MusicMatch 8 (leia texto ao lado) para fazer seus CDs. Mas a melhor opção é instalar o Nero Burning ROM 5.5, que pode ser testado gratuitamente (12,8 Mbytes; www.ahead.de/en/content/download.html) e oferece muitos recursos -permite, por exemplo, criar CDs que combinam músicas para ouvir em toca-discos comuns e conteúdo multimídia para computadores, como imagens e videoclipes.
A versão de testes do Nero atualmente disponível só funcionará até 31 de maio, mas contornar essa restrição é fácil: simplesmente atrase o relógio do Windows em alguns dias antes de fazer a instalação (basta clicar no indicador de horário que aparece na diagonal inferior direita da tela).
O Nero oferece recursos para quem deseja imprimir capas e encartes para seus CDs, mas o programa mais interessante para essa tarefa é o cover XP (gratuito; 2,39 Mbytes; www.coverxp.com), que traz uma interface simples e fácil de usar e permite até aplicar efeitos especiais às capas.
O cover XP também costumava incluir uma ferramenta de busca para procurar capas de discos digitalizadas na internet, mas esse recurso não funciona mais. Se você procura capas e encartes, visite o site www.cdcovers.cc.
Outra tarefa interessante é transformar discos de vinil (LPs) em CDs. Para fazer isso, conecte a saída Line Out do aparelho de som à entrada Line In do computador e grave o som com o programa GoldWave, que pode ser testado gratuitamente (1,5 Mbyte; www.goldwave.com). Findo o processo, basta gravar os arquivos gerados pelo GoldWave (no formato WAV) num CD. (BG)


Texto Anterior: Programa deixa de exibir anúncios
Próximo Texto: Serviço on-line tenta conquistar usuários
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.