São Paulo, quarta, 29 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda como é o funcionamento da jukebox

especial para a Folha

A jukebox de CDs é um equipamento que oferece aos usuários o acesso simultâneo a um conjunto de leitores e discos ópticos empilhados em grupos de 18.
O posicionamento dos discos é feito por um braço mecânico (robô), que corre em um trilho vertical. Quando posicionado em frente à bandeja que contém o disco procurado, ele coleta o CD e baixa até a unidade de leitura.
Os CDs podem ser adicionados diretamente nas bandejas dos magazines ou por meio do mailbox.
A troca dos CDs das bandejas para os leitores é feita seguindo os passos: 1) verifica se há leitor vazio; caso não tenha, retira o primeiro CD inserido e o retorna para o seu compartimento; 2) posicionado em frente ao compartimento desejado, o robô retira o CD e o insere no leitor vazio.
Equipamentos desse tipo se dividem entre os que têm um leitor por bandeja de CD (torre de CDs) e os que não têm uma leitora por CD, como é o caso da jukebox da Kodak, também chamada de "near on line".
Torres são indicadas caso uns poucos CDs sejam utilizados com frequência. Jukeboxes são utilizadas quando é necessário acesso a uma grande quantidade de CDs.
No último caso, o provimento de um leitor para cada bandeja é proibitivo em termos de custo.

Software
O gerenciamento do sistema é feito por um software, que controla o posicionamento do robô e o acesso aos CDs. No caso da máquina Kodak, é o "SmartCD". Ele está disponível para "Windows NT", "Sun Solaris" e outros sistemas operacionais de rede.


Ronaldo Celso Messias Correia é mestrando em computação no ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP - São Carlos). Edson Moreira é professor e pesquisador em sistemas multimídia e redes de computadores no ICMC.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.