São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA DIGITAL

KaZaA, software para trocar arquivos, aciona sistema para distribuir canções protegidas por direitos autorais

Programa deverá vender músicas on-line

HELOISA HELENA LUPINACCI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma rede paralela ao KaZaA (www.kazaa.com), programa que serve para trocar arquivos entre computadores, começou a funcionar, causando polêmica na semana passada.
É a Altnet, rede alternativa de troca de músicas, que oferece arquivos protegidos por direitos autorais para que o usuário os compre em vez de baixá-los gratuitamente de outros micros.
O aviso veio com a versão 1.7 do KaZaA, que, em seus termos de uso, conta aos internautas que, além do programa, traz também o embrião da Altnet. O acesso ao conteúdo da Altnet é permitido somente a quem baixar a última versão do trocador de arquivos.
Criada pela empresa Brilliant Digital Entertainment (www.brilliantdigital.com), a Altnet tem a intenção de ser a primeira opção de distribuição legal de arquivos pela rede. Para isso, paga uma taxa à Sharman Networks, criadora do KaZaA, para pegar uma carona na popularidade de seu programa.
Ainda segundo os termos de uso do KaZaA 1.7, a Altnet funciona da seguinte forma: ao digitar aquilo que procura, o usuário terá dois resultados -o do KaZaA e um índice da Altnet. "O KaZaA faz o download desse índice sem coletar informações sobre o usuário ou sobre seu computador", avisa o software, dando um recado a todos que ficaram preocupados com a instalação de arquivos estranhos em seus micros.
O surgimento da Altnet não foi muito tranquilo: alguns usuários do KaZaA detectaram que a instalação do programa carregava outros softs sem deixar isso claro.
No dia 20 de maio, a nova rede entrou em funcionamento.
O presidente da Brilliant Digital, empresa que criou a Altnet, admite que "o elemento surpresa foi uma falha" e pretende recuperar a confiança do usuário agora que a rede está ativa.
Outra novidade da Altnet é o convite que ela faz ao internauta para que ele ceda parte da capacidade de processamento de seu computador para o funcionamento da rede. Para tanto, o usuário deve baixar o Altnet's Digital Dashboard. Em troca, ganha pontos que poderão ser convertidos na compra de músicas ou de outros serviços oferecidos.
Uma semana depois que foi colocada no ar, a Altnet ainda não dava muitos sinais de vida. Embora a página do KaZaA a anunciasse, buscas por títulos de artistas conhecidos - Madonna, Billie Holiday, Michael Jackson, Diana Krall, Britney Spears e Miles Davis- não trouxeram resultados da nova rede.



Texto Anterior: Outro lado: Ampliação de sistema teria sofrido atrasos
Próximo Texto: Soft pode afetar a privacidade do computador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.