São Paulo, quarta-feira, 29 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERIADOMANIA

Internet é palco de grupos que se reúnem para falar sobre séries

"Arquivo X" e "Jornada" movem fãs

DA REPORTAGEM LOCAL

Alguns maníacos por seriados levam seus objetos de devoção tão a sério que criam fãs-clubes em homenagem a eles. E, para entrar nesse mundo, basta clicar.
As séries que mais geram sites de fãs-clubes são a clássica "Jornada nas Estrelas" (canal USA), cuja estréia nos EUA completa 35 anos no próximo dia 8, e a soturna "Arquivo X" (Fox), que caminha para sua nona temporada.
No Brasil, algumas dessas agremiações nasceram na própria rede. É o caso da Federação da Frota Estelar de São Paulo (www.ffesp.com), que foi fundada em 1998.

Intercâmbio estelar
"Pensei em usar a internet para encontrar gente que gostasse de "Jornada". E a coisa acabou crescendo, já que pessoas encontravam o fã-clube em sites de busca e espalhavam a notícia boca a boca", diz o bancário e "almirante" Wilton Mendonça, 36, que fundou a Federação há três anos.
"Antes da rede, eu tinha até de pagar para conseguir informações sobre a série com outros fã-clubes. Agora, somos 600 "tripulantes" trocando idéias", diz.
Além desse intercâmbio, o fã-clube promove reuniões para que os "tripulantes" assistam a episódios da série e faz acordos com editoras para conseguir livros sobre "Jornada" com desconto.
Outro fã-clube sobre esse seriado é o Frota Estelar (www.frotaestelar.com.br). Seu site, mais fácil de navegar que o da Federação, traz agenda de eventos dos "trekkers" e informações sobre "Jornada" e a respeito das séries baseadas nela, como "A Nova Geração", "Deep Space Nine" e "Voyager" (todas no canal USA).

A verdade está na rede
Não se assuste se você estiver navegando e der de cara com clones brasileiros dos agentes Fox Mulder e Danna Scully.
Na home page www.arquivo-x.com, do fã-clube Arquivo X Brasil, por exemplo, você é recepcionado por uma carteirinha do FBI igual à dos agentes da série americana. Mas, em vez da foto de Mulder, você vê a do jornalista Carlos Quintino, presidente da agremiação.
"Depois que montamos o site, em 1997, o número de membros do fã-clube, que existe desde 1993, praticamente dobrou. Hoje são 12 mil", diz ele.
O site, além de dar notícias sobre o seriado, funciona como um fórum de discussão, com salas divididas por região do país.
Outro site em que os "excers" trocam informações é o www.xfonte.net, que traz "fanfictions", informações e especulações sobre o futuro de "Arquivo X".
"Na rede, aparecem fontes anônimas confiáveis, que têm acesso a informações secretas sobre a série", afirma o programador Marcio Coelho, 26, responsável pela página.
(ALEXANDRE VERSIGNASSI)



Texto Anterior: "Reality shows" vencem ficção
Próximo Texto: Internautas criam seus roteiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.