São Paulo, Quarta-feira, 29 de Setembro de 1999
Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA

Internet promete andar junto do usuário

Divulgação
Superportáteis como o Palm VII permitem navegar pela Internet


ADRIANA LUTFI
da Reportagem Local

Navegar na Internet promete ser a nova função de telefones celulares, pagers e palmtops, de qualquer lugar, sem fio.
Os mais modernos palmtops, os micrinhos que cabem na palma da mão, até já recebem e-mails, desde que ligados a um telefone celular ou a um telefone convencional. Mas poderão estabelecer conexão completa à Internet: navegar, receber e mandar dados.
Com previsão de chegada ao Brasil no ano que vem (depois de testes na Europa e nos EUA), os aparelhos portáteis com conexão à rede vão facilitar a vida de internautas que vivem viajando e precisam ficar on line o tempo todo.
Fabricantes de equipamentos e operadoras de telecomunicações esperam uma explosão de vendas: algo em torno de 500 milhões de aparelhos apenas nos Estados Unidos, até o ano de 2003.
Com um visor que permite a navegação na rede, os portáteis já vêm com instalação do "Explorer CE", um navegador da Microsoft com recursos mais simples e poucos ícones).

Aparelhos
A Internet também está se adaptando ás novas formas de apresentação em telas. Fabricantes de aparelhos portáteis, computadores e software trabalham na criação de um padrão para criar páginas que caibam nas minúsculas telas.
Para isso, está sendo negociado um padrão, chamado Wap (Wireless Aplication Protocol), aplicado a aparelhos sem fio. O netcelular, por exemplo, vem com modem interno capaz de separar os dados referentes à conversação, imagens ou textos.
Fabricantes de aparelhos celulares vêm lançando seus produtos, equipados cada vez mais com navegadores. O celular R320 World, produzido pela Ericsson, pesa menos de 100 gramas, tem 1,5 cm de espessura e já vem com o protocolo Wap. Tem modem interno que permite troca de informações via infravermelho ou cabo.
A Motorola anunciou também a nova versão do seu produto, de design arrojado, já preparado para o acesso à Internet: o i100 Plus, que tem programa para download de arquivos. Também envia e recebe e-mails. Outro lançamento da fabricante é a série de pagers com teclado e tela de cristal líquido -de tamanho bem razoável- para entrar na rede.

Novo palmtop
Fabricante de palmtops e modems, a 3Com apresentou o Palm VII, que funciona como um minicomputador com acesso à Internet. Cada modelo desses aparelhos reforça a tendência de a comunicação de dados ser cada vez mais simples -e por isso, sem fios- e por banda larga (em alta velocidade).
"Todas essas novidades são boas, mas o usuário tem de pensar muito bem antes de assinar um serviço como esse. A conta do celular vai ficar altíssima", avisa Raphael Mandarino, presidente da Anui, Associação Nacional dos Usuários de Internet.
Os provedores de acesso à Internet também investem na onda do sem fio. A provedora de acesso norte-americana Diveo (ex-Diginet) já entrou no Brasil para implantar uma rede de acesso à Internet totalmente sem fio.
A Ericsson investiu US$ 100 milhões em equipamentos para que a Diveo passe a prover acesso a empresas.
"Vamos cobrir áreas como São Paulo e Belo Horizonte", afirma Carlos Alberto Ferreira, da Diveo. E a StarMedia anunciou a StarMedia Móvel, para enviar conteúdo do site a celulares e pagers.


Próximo Texto: Fórum discute América Latina sem fio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.