São Paulo, Quarta-feira, 29 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fórum discute América Latina sem fio

da Reportagem Local

A América Latina foi tema principal do PCS 99 (Personal Communications Showcase), considerado o maior fórum de tecnologia sem fio do mundo.
Realizado na semana passada, nos EUA, o congresso virou palco de elogios ao crescimento do mercado latino-americano nas áreas de telefonia celular, pagers e Internet.
Uma pesquisa da empresa Merril Lynch Wireless, apresentada pelo diretor da Lucent, mostrou que o mercado da comunicação sem fio cresceu 31% em 18 meses na América Latina. Até 2002 deverão existir cerca de 55 milhões de usuários de equipamentos de comunicação sem fio no continente.
Os equipamentos portáteis sem fio -celulares, pagers e palmtops- serão os principais produtos a serem comercializados no próximo século. Todos irão transmitir voz, dados e imagem -e de maneira bidirecional, ou seja, o usuário também poderá enviar e-mails, por exemplo, a partir de um pequeno aparelho.
Legislação, operacionalidade e tecnologias emergentes para a região foram outros itens discutidos no congresso.
O diretor da Qualcomm (fabricante de telefones celulares) apresentou no congresso o chip MSM 5000, que vai multiplicar as funções de telefones celulares, que receberão dados, voz e imagem.
Uma pesquisa do Yankee Group entre norte-americanos mostrou o tipo de conteúdo em que o usuário de palmtops e outros aparelhos portáteis tem interesse: o e-mail. Dezessete por cento dos 3.414 entrevistados disseram estar muito ou apenas interessados em receber e-mails em seus aparelhos.
Estiveram presentes mais de 22 mil profissionais de telecomunicações, 650 expositores, e 70 sessões de tecnologia foram feitas.

Iridium
Querendo reaver o prejuízo causado pelo telefone celular via satélite Iridium, o presidente da Globalstar (fabricante do telefone), Tony Navarra, disse ter interesse em investir na América Latina, especialmente no México. Segundo ele, há cerca de 20 mil vilarejos no país mal servidos de serviços de telecomunicações.


Texto Anterior: Tecnologia: Internet promete andar junto do usuário
Próximo Texto: México traz satélite
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.