São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curiosidade e lucro são motivos de programador

JULIANO BARRETO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O portal especializado em segurança digital Astalavista.net (www.astalavista.net) publicou entrevista com um suposto criador de programas espiões.
Segundo o programador, que não quis se identificar, "mais e mais empresas, na maioria legalizadas, estão tirando vantagem do mercado negro dos programas espiões. Não é preciso ser um gênio para saber a quantidade de informações que podem ser recolhidas usando uma rede infectada com ferramentas de monitoramento". O criador de spywares também afirmou que as principais motivações para desenvolvimento desse tipo de programa são obter informações estratégicas e, conseqüentemente, lucrar.
Ele também afirmou que a competição entre as empresas que utilizam esse expediente é tanta, que já existem spywares que se atualizam automaticamente.
Questionado sobre a má reputação que esse trabalho pode trazer, o programador não se mostrou preocupado: "Imagino que isso perturbe muitas pessoas, mas sempre há quem realize esse trabalho. Se eu parasse de criar spywares, nada mudaria".
A entrevista, que está em inglês, pode ser lida no endereço astalavista.com/media/newsletter/issue_8_2004.txt.


Texto Anterior: Spyware gera dilema publicitário
Próximo Texto: Campanha on-line: Na internet, candidatos ignoram eleitor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.