São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

E-COMMERCE
Empresa erra ao subestimar o mundo real

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Mesmo com a mina de ouro extinta, vale a pena entrar na rede, dizem consultores de tecnologia.
Sem esquecer suas operações tradicionais, as empresas que têm uma "filial" on line são mais facilmente localizadas pelos clientes e ampliam as possibilidades de negócios. Para elas, as regras do mercado são as mesmas, porém mais velozes.
Segundo as empresas de consultoria ouvidas pela Folha, lentidão, falta de confiança e dificuldade de encontrar o que deseja são os motivos que levam os internautas a desistirem da compra no meio da navegação.
"O grande erro de quem está quebrando foi subestimar o mundo real. Não há nada de diferente, e um bom planejamento é a alma do negócio", afirma o diretor de e-business da Ernst & Young, Marcelo Mendes.
Um exemplo, segundo Mendes, é o de portais que fazem uma grande promoção de seu lançamento, mas, no dia de entrar no ar, não conseguem gerenciar o alto grau de requisições. Outro é o de lojas virtuais que não têm controle de estoque em tempo real.
"O consumidor navega no site, escolhe o CD, faz a compra, fornece os dados do cartão e o site diz que vai verificar a possibilidade do estoque. Já existe tecnologia para evitar essa dúvida. Somente produtos que estão no estoque devem ser oferecidos", diz.
Mas bons projetos consagram e garantem uma longa sobrevida na rede. "Mesmo os mais catastróficos sabem que um projeto eficaz não vai por água abaixo. Quem já usou um banco on line, por exemplo, não vai voltar a frequentar uma agência", diz Mário Fleck, da Andersen Consulting.

Jornada Dupla
Montar um negócio na rede pode significar dobrar a jornada de trabalho. Esse é o caso de Graça Albuquerque, uma das proprietárias da floricultura virtual Assinaflor. Ela deixou a profissão de engenheira para se dedicar ao negócio junto com as irmãs Maria de Fátima e Maria Emília.
"Minha renda aumentou 10% e o negócio vai bem, vendemos para todo o Brasil, mas hoje trabalho muito mais. Não tenho hora para entrar nem para sair, e precisamos investir o tempo todo", diz Graça. (GM)


Texto Anterior: Comércio eletrônico: Plano de negócios é essencial
Próximo Texto: Boa-vida: Tecnologia vence o estresse
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.