São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENSÃO
Escritórios portáteis podem roubar tempo

DA REPORTAGEM LOCAL

No avião, na praia, em casa, no táxi. Não há limites para os escritórios portáteis, de onde os tecno-executivos são capazes de resolver qualquer assunto. Mas especialistas advertem -e os próprios executivos admitem- que a necessidade de estar sempre alerta pode acabar provocando estresse.
"Faço contato de qualquer lugar com a empresa, mas reconheço que os recursos escravizam e causam dependência", diz Eduardo Abreu, gerente de produto da Fininvest.
Fã assumido da tecnologia, ele diz que usar notebook, celular e micro de mão ao mesmo tempo significa praticidade, não sacrifício. "Recebo mais de 50 e-mails por dia no trabalho, fora os particulares, e consigo aproveitar melhor o meu tempo, pois posso acessar as mensagens e respondê-las de onde estiver."
Na opinião de Alexandre Nicolau Luccas, diretor do CRP-SP (Conselho Regional de Psicologia de São Paulo),"os executivos têm de aprender a lidar com o excesso de informação e o fato de carregarem um escritório portátil, pois ninguém resiste a ficar 24 horas conectado à empresa."

Cobrança
"Há uma corrida para se manter atualizado, pois as informações giram rápido e ninguém quer perder o bonde da evolução", diz Paulo Nogueira, presidente do Centro de Estudos do Controle do Stress para a Saúde Integral.
Para ele, as empresas estão "aparentemente" preocupadas com o nível de estresse de seus funcionários. "Contratam um terapeuta, implementam programas de qualidade de vida, mas poucas fazem mudanças profundas nos métodos de trabalho."
Com a facilidade de comunicação criada por recursos tecnológicos como celulares conectados à Internet, agendas eletrônicas compatíveis com computadores, micros de mão e notebooks, as empresas passam a aumentar seu nível de cobrança para com seus empregados. (TA)



Texto Anterior: Boa-vida: Tecnologia vence o estresse
Próximo Texto: Pânico: Computador ainda é motivo de ansiedade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.