São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACESSÓRIOS
Usuário pode usar temas prontos ou desenhar sua própria interface
Programas mudam visual do PC

DA REPORTAGEM LOCAL

Os fabricantes de sistemas operacionais procuram padronizar o visual da área de trabalho, o que ajuda a simplificar a utilização do computador: já pensou como seria confuso encontrar botões diferentes em cada micro que usasse o "Windows", por exemplo?
Mas essa tendência está começando a mudar: além dos rumores de que a Microsoft incluirá a função de "skins" (arquivos que modificam a aparência de programas) no "Whistler" (próxima versão do "Windows"), a Internet já traz ferramentas que permitem configurar todos os detalhes da área de trabalho e até criar sua própria interface gráfica.
Uma das opções mais interessantes é o "Object Desktop", conjunto de ferramentas para alterar a aparência do "Windows". Ele é composto pelo "WindowBlinds" (que utiliza temas pré-fabricados para modificar as janelas do PC), pelo "WindowFX" (gerador de efeitos especiais, como sombras e transparências), pelo "Icon Packager" (que troca todos os ícones do PC) e pelo "DesktopX" (que produz ambientes gráficos com animações).
Com exceção do "Icon Packager", esses programas deixam o computador bem mais carregado e podem causar travamentos em máquinas antigas.
Por isso, quem possui um micro lento não deve instalá-los: o ideal é ter pelo menos um processador de 400 MHz e 64 Mbytes de memória RAM (para descobrir quanta memória há no seu PC, clique com o botão direito em Meu Computador e selecione Propriedades).
Além disso, tenha paciência ao usar os programas: depois de acionar um ambiente de trabalho no "WindowBlinds", por exemplo, espere até que o programa faça as modificações nos botões e nas janelas do "Windows" (o que leva de cinco a 20 segundos) e só depois volte a mexer no mouse.
Nenhuma das ferramentas é gratuita, mas todas têm versões que podem ser testadas por 30 dias e estão disponíveis para download em www.stardock.com.
Embora os programas ofereçam muitas opções de configuração, seu funcionamento é relativamente simples: depois de instalá-los, o usuário deve fazer o download dos pacotes visuais que estão em http://scripting.stardock.com/library. Os mais interessantes são o Perfect Whistler (que imita o "Whistler"), o Carbon (que reproduz o "Mac OS 9") e o RealAqua (que lembra o "MacOS X"), mas há centenas de outras opções. Para acioná-los, basta clicar duas vezes no arquivo copiado (caso do "DesktopX"), em Install Packages (no "Icon Packager") ou em Install skin from disk (no "WindowBlinds").
Quem quiser criar sua própria interface gráfica pode experimentar o "BuilderBlinds", programa está disponível em www.stardock.com/products/builderblinds. (BG)



Texto Anterior: Guia Local mostra preços de combustível em postos
Próximo Texto: Teste USP: Micro é indicado para uso em empresas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.