São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP
MegaWare tem chip de 1 GHz e aceita vários discos rígidos, operando como servidor; monitor incluído é pequeno
Micro é indicado para uso em empresas

ONOFRE TRINDADE JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

O micro MegaWare recebido para testes possui um dos processadores mais velozes do mercado, o AMD Athlon de 1 GHz.
Acompanharam o equipamento um manual do usuário, os manuais das placas de vídeo, som e SCSI e vários programas (drivers) necessários para a instalação do sistema operacional.
O manual do usuário recebido mostra outras máquinas da empresa, mas não aborda especificamente o modelo testado.
O gabinete do MegaWare é do tipo torre (com largura maior que a convencional) e tem grande capacidade para acondicionar unidades de disco (dez discos de 5,25 polegadas e dois discos de 3,5 polegadas), sugerindo sua utilização como servidor em empresas de pequeno e médio porte.
O micro veio com boa quantidade de memória RAM instalada (256 Mbytes) e um disco rígido rápido e de grande capacidade.
A característica mais notável do equipamento é a interface SCSI Ultra 160, que proporciona mais velocidade (leia texto nesta página) e permite que o MegaWare seja utilizado como servidor.
A placa de vídeo instalada no equipamento apresenta bom desempenho e ótima quantidade de memória (32 Mbytes).
Seu desempenho é suficiente para a maioria das aplicações. A única exceção são os jogos de computador, que sempre podem se beneficiar de uma placa mais potente. O monitor fornecido tem apenas 14 polegadas, o que impede o usuário de aproveitar toda a potência da placa de vídeo.
O MegaWare traz ainda um modem, uma placa de rede "fast ethernet" e uma placa de som que permite a utilização de quatro alto-falantes.
O micro foi recebido para testes sem o sistema operacional instalado, mas com um CD-ROM do "Windows 98".
Esse sistema só é adequado se o equipamento for utilizado como estação de trabalho individual.
Se ele for utilizado como servidor corporativo, é preferível instalar outros sistemas operacionais, como o "Linux" ou o "Windows 2000", que oferecem maior desempenho e confiabilidade.
Segundo o fabricante do micro, o usuário pode escolher o "Windows 2000" na hora da compra.
Recomenda-se a utilização do micro como um servidor para aplicações de médio porte. Aplicações de grande porte normalmente utilizam servidores com fontes de alimentação redundantes e discos RAID, recursos que não estão disponíveis no MegaWare.
Ele também pode ser utilizado como uma estação de trabalho multimídia, desde que o usuário adquira um monitor de vídeo adequado para essa finalidade.
A relação custo/benefício do equipamento é boa, embora o processador de última geração faça do MegaWare um equipamento caro.


Onofre Trindade Jr. é doutor em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo e atua nas áreas de sistemas distribuídos e computação paralela.
E-mail: otjunior@icmsc.sc.usp.br.


Texto Anterior: Acessórios: Programas mudam visual do PC
Próximo Texto: Padrão aumenta velocidade de discos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.