São Paulo, quarta-feira, 30 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Game on-line traz charadas desafiadoras

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"A charada mais difícil disponível na internet." É assim que se intitula o webgame Not Pron (deathball.net/notpron). No jogo, que foi lançado em agosto de 2004, 366 participantes -63 mulheres- de 42 países diferentes já alcançaram o nível 81. Not Pron é um game extenso -tem nada menos que 106 fases. A média de idade dos jogadores que se arriscam no game é de 24 anos.
Além de envolver mensagens subliminares, algumas charadas de Not Pron exigem que o jogador vasculhe o código de programas de computador e faça pesquisas no buscador Google (www.google.com.br), entre outras coisas.
Em uma das charadas, é necessário descobrir um nome e uma senha por meio de código morse. Curiosamente, o webgame Not Pron não possui um enredo aparente.
O objetivo é simplesmente avançar para a próxima fase -sendo que, em muitos casos, não fica claro o que é preciso fazer. Tudo se baseia no desafio, que aumenta a cada nível.

Colaboração dos usuários
Desde que Not Pron começou a ser desenvolvido, em julho do ano passado, vários jogadores passaram a sugerir seus próprios enigmas para o autor do webgame, David Münnich. Cerca de 5% das colaborações foram incorporadas ao jogo.
Nenhum usuário conseguiu terminar o jogo. Münnich vende por meio do site um guia, por 15, com informações sobre o desenvolvimento de Not Pron e algumas dicas. Mas não ensina todos os segredos, naturalmente.


Texto Anterior: Diversão: Versão para PC de Driv3r tem controles imprecisos
Próximo Texto: 110 sites selecionados: Protesto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.