São Paulo, quarta-feira, 30 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotografia

Promoções dão tom da revelação digital

ÁLBUM - Portais recebem arquivos pela internet e entregam em domicílio; conheça as vantagens e desvantagens do serviço

JULIANO BARRETO
DA REPORTAGEM LOCAL

As férias de inverno já estão chegando, e você ainda não imprimiu as fotos que fez no verão?
Saiba que o momento é propício para passar seus arquivos para o bom papel fotográfico.
Graças à concorrência dos sites de revelação digital, cada impressão em formato 10x15cm custa menos de R$ 0,90, e, em certas promoções, cada ampliação sai por menos de R$ 0,50.
Além das versões on-line dos tradicionais laboratórios, o internauta encontra mais de uma dezena de sites que oferecem impressão com entrega em domicílio. Entre as opções, estão as lojas virtuais Submarino.com.br e MagazineLuiza.com.br, a operadora Oi (www.oifotos.com) e vários sites especializados em revelação, como o EasyFoto.com.br e o Gigacolor.com.br.
Antes de escolher entre um dos portais, é preciso pesquisar bastante e ter paciência. Os preços promocionais muitas vezes não incluem o valor do frete e é preciso uma conexão veloz.
Nos testes feitos pela Folha, todos os sites citados acima apresentaram interrupções bruscas que atrapalharam o pagamento ou o envio dos arquivos.
Para acelerar o upload das fotos, são oferecidos acessórios que nem sempre funcionam em máquinas com antivírus. Esses softs são feitos em ActiveX, uma tecnologia muito usada por invasores, que é barrada até pelo IE 7.
Resta aos usuários optar pelo envio manual das fotos, tarefa mais tediosa e demorada.

Entrega
A tradição do trio Fotoptica (fotoptica.digipix.com.br), Kodak (www.kodak.com.br) e FujiFilm (www.fujifilmshop.com.br) pesa na internet.
Embora o processo de envio dos arquivos seja bastante semelhante ao dos concorrentes, essas três empresas usam suas filiais espalhadas pelo Brasil para fazer as impressões.
Isso garante que o quiosque de revelação mais próximo da sua casa fique responsável pelo serviço, um processo mais transparente que facilita entregas e possíveis reclamações.
Outros sites também usam a rede dessas empresas, mas, geralmente, não permitem ao internauta escolher em qual das lojas a impressão será feita.
Escolher um laboratório de confiança é importante, pois ajustes das cores e do contraste das fotos são feitos manualmente na maior parte das vezes.


Texto Anterior: Site mistura telefonia e e-mail para oferecer nova forma de comunicação
Próximo Texto: Envio dos arquivos de imagem é sujeito a demora e falhas dos portais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.