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Empresários debatem como crescer
DO ENVIADO ESPECIAL
Durante a TGS, executivos de companhias japonesas de games como
Sony, Konami, Capcom,
Square Enix e Namco Bandai discutiram o cenário
pós-recessão no Oriente.
Para eles, a crise financeira teve pouco efeito nos
games, mas ainda é necessário criar novos modelos
de negócio para garantir o
crescimento no futuro.
Para Haruhiro Tsujimoto, presidente da Capcom,
o estilo de vida dos jogadores mudou muito no Japão
com a popularização dos
portáteis, o Sony PSP e o
Nintendo DS, que não sentiram o efeito da crise. "A
recessão não foi relevante
para o mercado nipônico",
disse Kazumi Kitaue, presidente da Konami.
"O que será importante
nos próximos cinco anos
não é a inovação nas especificações de hardware ou
software, mas a forma de
cobrar isso do consumidor", disse Yoichi Wada,
presidente da Square
Enix. Para ele, atualmente
os lojistas japoneses estão
mais conservadores, apostando apenas naquilo que
o consumidor deseja.
Basta dizer que Dragon
Quest 9, a mais recente
versão de um dos mais
adorados RPGs do Japão,
e produzido pela Square,
pouco inova e, mesmo assim, vendeu horrores no
Nintendo DS.
Os executivos reconheceram que o mercado pode sofrer um período de
estagnação após a época
de vacas gordas criadas pela Nintendo, que expandiu
o mercado ao lançar o DS e
o Wii. Kitaue resume: "Todo mundo se cansa de jogar a mesma coisa. Uma
nova proposta deve acontecer a cada ano".
(TA)
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