São Paulo, quarta-feira, 30 de setembro de 2009

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Empresários debatem como crescer

DO ENVIADO ESPECIAL

Durante a TGS, executivos de companhias japonesas de games como Sony, Konami, Capcom, Square Enix e Namco Bandai discutiram o cenário pós-recessão no Oriente. Para eles, a crise financeira teve pouco efeito nos games, mas ainda é necessário criar novos modelos de negócio para garantir o crescimento no futuro.
Para Haruhiro Tsujimoto, presidente da Capcom, o estilo de vida dos jogadores mudou muito no Japão com a popularização dos portáteis, o Sony PSP e o Nintendo DS, que não sentiram o efeito da crise. "A recessão não foi relevante para o mercado nipônico", disse Kazumi Kitaue, presidente da Konami.
"O que será importante nos próximos cinco anos não é a inovação nas especificações de hardware ou software, mas a forma de cobrar isso do consumidor", disse Yoichi Wada, presidente da Square Enix. Para ele, atualmente os lojistas japoneses estão mais conservadores, apostando apenas naquilo que o consumidor deseja.
Basta dizer que Dragon Quest 9, a mais recente versão de um dos mais adorados RPGs do Japão, e produzido pela Square, pouco inova e, mesmo assim, vendeu horrores no Nintendo DS.
Os executivos reconheceram que o mercado pode sofrer um período de estagnação após a época de vacas gordas criadas pela Nintendo, que expandiu o mercado ao lançar o DS e o Wii. Kitaue resume: "Todo mundo se cansa de jogar a mesma coisa. Uma nova proposta deve acontecer a cada ano". (TA)


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