São Paulo, quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Final Fantasy 13 e Gran Turismo 5 provocam filas

TOKYO GAME SHOW Com sequência de títulos de grande apelo, Sony tenta alavancar vendas do PlayStation 3 no Japão

DO ENVIADO ESPECIAL A CHIBA

Sem a Nintendo na Tokyo Game Show e diante de uma linha de jogos discreta da Microsoft, a Sony acabou sendo o grande destaque na feira japonesa. Apostando em continuações de séries de sucesso, como God of War, Final Fantasy, Uncharted e Gran Turismo, a fabricante do Playstation 3 mostrou que tem arsenal para se garantir pelo menos até o Natal, quando as vendas compensam o investimento pesado nas superproduções.
E a empresa precisa mesmo apostar em novos títulos pois, atualmente, em território nipônico, o console da Sony fica à frente de seu antecessor, o bom e velho PS2, e do Xbox 360 -perde para o Wii , o Nintendo DS e o PSP, da própria Sony.

Final Fantasy
É verdade que o recente lançamento do modelo Slim incrementou as vendas do videogame, mas não por muito tempo. Em dezembro, Final Fantasy 13 será lançado no Japão, e aí o PlayStation 3 deve conquistar mais lares orientais.
É a primeira vez que Final Fantasy aparece em alta definição. Das 85 milhões de cópias vendidas da série, boa parte está no Japão, o que ajuda a explicar a disposição dos visitantes da Tokyo Game Show 2009 de esperar horas para experimentar o jogo por alguns minutos.
Há três anos em desenvolvimento, o jogo só sai para o Xbox 360 no ano que vem e apenas no Ocidente. Isso abre caminho para a concorrente Sony ampliar seu número de seguidores no Japão.
Outro provável arrasa-quarteirões da companhia é Gran Turismo 5, a mais recente versão do simulador de automobilismo. Pela primeira vez, o jogo reproduz os danos sofridos pelos bólidos em colisões em geral -as montadoras nunca gostaram muito de ver seus veículos sendo danificados em jogos.
Depois de fazer sucesso na E3, com seus gráficos cinematográficos, Uncharted 2 deu o toque de aventura ao estande da Sony. O protagonista, Nathan Drake, se mete nos lugares mais improváveis em busca de um antigo artefato. Os diálogos do jogo são quase sempre debochados, mas o que faz sucesso mesmo são os tiroteios, mostrados em ângulos que evidenciam o melhor da ação.
Mas, se o assunto é ação, God of War 3 ainda parece monopolizar a audiência: embora a versão em demonstração fosse a mesma apresentada na E3, a empolgação nos olhos de quem jogou era idêntica especialmente em uma cena na qual Kratos arranca o olho de um gigantesco ciclope. Porém para colocar as mãos no game será necessário esperar até 2010.

Marcas de peso
Para tentar fazer frente à Sony, a Microsoft, que sempre teve dificuldades para emplacar o Xbox no Japão, abriu mão de ases na manga e preferiu apostar em Halo 3: ODST. O problema é que a série de Master Chief nem de longe faz no Japão o mesmo sucesso visto no Ocidente. Ainda assim, havia um número razoável de nipônicos interessados em experimentar o jogo.
Quem passou pelo estande do Xbox 360 pode também experimentar o simulador Forza Motorsport 3, rival direto de Gran Turismo 5, em cabines supercaprichadas -uma delas tinha três televisões, reproduzindo todo o painel do carro, e um cockpit que reproduzia os trancos de colisões.
O game possui multijogador on-line para até oito participantes, além de carros de montadoras como Nissan, Ferrari, Audi, Peugeot e por aí vai. Para os interessados em experimentar Forza 3, a versão demo já está disponível para download na Xbox Live. (THÉO AZEVEDO)


Texto Anterior: Empresários debatem como crescer
Próximo Texto: Bayonetta surpreende com bruxa mortífera e sensual
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.