São Paulo, quarta-feira, 30 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Surgem nove falhas no Internet Explorer

DA REPORTAGEM LOCAL

O navegador Internet Explorer, que, segundo a empresa de pesquisas OneStat.com, é usado por 95% dos internautas, tem nove falhas de segurança que podem ser consideradas graves.
A afirmação é da companhia israelense GreyMagic Security, que publicou em seu site (http://sec.greymagic.com/adv/gm012-ie) um relatório que inclui demonstrações de todos os problemas.
Segundo a GreyMagic, as falhas estão relacionadas ao processo de "object caching", ou seja, ao fato de que o Internet Explorer mantém referências a elementos de páginas mesmo quando eles já não estão na tela.
A explicação pode ser incompreensível, mas as consequências para o usuário certamente não são: os nove defeitos do Internet Explorer permitem que hackers tomem o controle do PC, podendo ler arquivos e executar programas contidos no disco rígido.
De acordo com a empresa, as versões 5.5 e 6.0 do Internet Explorer apresentam todas as nove falhas. A versão 6.0 SP1 é afetada por "apenas" dois defeitos, mas eles também são sérios: permitem ler arquivos do PC e capturar as palavras que o usuário copiar e colar durante a navegação.
Segundo a GreyMagic, a solução é desligar o recurso Active Scripting, o que pode causar problemas de navegação em diversos sites, mas resolve os problemas.
Para fazer isso, clique em Ferramentas, Opções, Segurança e Nível personalizado e assinale a opção Desativar no item Scripts ativos. Procurada pela Folha, a Microsoft não se manifestou a respeito até a conclusão desta edição.
Incorporando as descobertas da GreyMagic, o site www.pivx.com/larholm/unpatched agora lista 32 defeitos de segurança que supostamente ainda não foram consertados pela Microsoft. A empresa de Bill Gates contesta a veracidade de algumas das falhas.

Outros programas
Um mês atrás, a Microsoft admitiu a existência de um defeito no editor de texto Word, que permitiria a pessoas mal-intencionadas roubar qualquer documento presente no computador da vítima. A empresa já está distribuindo uma correção para o problema, que também afeta o gerador de planilhas Excel 2002. Para obtê-la, visite www.microsoft.com/technet/security/bulletin/MS02-059.asp.
Usuários da versão 4.8.2790 do comunicador pessoal AOL Instant Messenger (AIM) podem estar correndo risco. Para evitá-lo, instale a versão 5, que está em www.aol.com.br/aim/beta. (BG)



Texto Anterior: Centenário
Próximo Texto: Ataque de hackers tenta paralisar a rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.