São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Multifuncionais são as mais vendidas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As impressoras multifuncionais, que agregam funções como scanner e fax, são as prediletas dos consumidores, segundo números divulgados pela consultoria IDC. No ano passado, 33% das impressoras que os consumidores compraram eram de uma única função e 67% eram multifuncionais.
O que não significa necessariamente que o mercado de impressoras de uma única função esteja em decadência. As vendas de impressoras jato de tinta de uma única função, por exemplo, subiram de 23,5% do mercado do segmento em 2008 para 26,6% em 2009.

Tendência
"As impressoras de uma única função seguiam uma tendência histórica de queda e tiveram uma pequena recuperação em 2009, mas não venderam mais que as multifuncionais", diz Bruno Freitas, analista do mercado de impressoras da IDC.
Durante o período mais pesado da crise, afirma Freitas, as vendas de impressoras de uma única função aumentaram porque quem não podia postergar a compra da impressora optou pelas mais baratas.
Já no caso das multifuncionais, a maior fatia do mercado, as vendas diminuíram cerca de três pontos percentuais em 2009, mas os fabricantes continuam lançando novos modelos.
A Lexmark, por exemplo, deixou de fabricar impressoras de uma única função no início de 2009. "O consumidor quer uma impressora versátil", diz Carlos Bretos, diretor-geral da Lexmark Brasil.
Em 2009, do total de impressoras jato de tinta, 73% eram multifuncionais; do total de máquinas a laser, 45% eram multifuncionais. Segundo a IDC, as vendas de multifuncionais aumentarão dois pontos percentuais em 2010.

Sem fio
As impressoras sem fio, segundo a IDC, são uma outra tendência para 2010. No Brasil, os consumidores já encontram pelo menos um modelo de impressora sem fio de cada marca.
Conforme os consumidores comprarem mais notebooks, avalia a consultoria IDC, também se interessarão mais por impressoras sem fio. Em 2010, a IDC estima que os consumidores comprarão 5,8 milhões de notebooks. (CT)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Consumidor usa internet para reclamar contra fabricantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.