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Consumidor usa internet para reclamar contra fabricantes
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Os consumidores reclamam
pouco sobre impressoras, cartuchos e toners no Procon-SP.
Em 2009, reclamaram somente 56 vezes sobre impressoras.
Mas usaram bastante sites de
defesa do consumidor, como o
ReclameAqui (www.reclameaqui.com.br), que registrou
mais de 1.200 queixas contra
fabricantes do setor.
Segundo Marcelo Florêncio,
assistente de direção do Procon-SP, a maioria das reclamações é sobre defeitos na impressora. Em relação aos cartuchos, em 2009, só dois consumidores reclamaram; compraram um cartucho errado, mesmo depois de terem sido orientados pelo vendedor.
Direitos
"É uma questão de custo-benefício", diz Florêncio. "Talvez
o usuário ache que não compensa ir até um posto do Procon para reclamar, considerando o preço do produto".
No total, em 2009, o Procon-SP registrou cerca de 534 mil
reclamações.
De acordo com o Código de
Defesa do Consumidor, o consumidor tem 90 dias (a partir
da data da compra) para reclamar sobre qualquer produto
para o fabricante.
A partir da reclamação, o fabricante tem 30 dias para solucioná-la. Caso não cumpra o
prazo, é direito do consumidor
exigir que o fabricante troque o
produto por outro igual ou similar ou devolva o dinheiro.
Pela internet
Apesar de não procurarem o
Procon-SP, muitos consumidores reclamam por meio de fóruns de discussão e sites de reclamação na internet, como o
ReclameAqui.
Em 2009, os consumidores
cadastraram 1.233 reclamações
sobre impressoras, sendo 205
contra a Lexmark, 239 contra a
Epson e 789 contra a HP.
Alguns reclamam que compraram uma impressora, mas o
fabricante não forneceu o cabo
de conexão com o computador;
outros porque sua impressora
está, há muito tempo, na assistência técnica, porque algumas
peças estão em falta. Para reclamar, o consumidor precisa se
cadastrar no site.
As empresas não são obrigadas por lei a responder às reclamações. Segundo o ReclameAqui, em 2009, a Epson e a Lexmark responderam a todas as
reclamações sobre impressoras; a HP não respondeu a nenhuma. Com os dados, o ReclameAqui cria índices de reclamações que os consumidores
podem consultar antes de comprar um produto.
(CT)
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