São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2010

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Consumidor usa internet para reclamar contra fabricantes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os consumidores reclamam pouco sobre impressoras, cartuchos e toners no Procon-SP. Em 2009, reclamaram somente 56 vezes sobre impressoras. Mas usaram bastante sites de defesa do consumidor, como o ReclameAqui (www.reclameaqui.com.br), que registrou mais de 1.200 queixas contra fabricantes do setor.
Segundo Marcelo Florêncio, assistente de direção do Procon-SP, a maioria das reclamações é sobre defeitos na impressora. Em relação aos cartuchos, em 2009, só dois consumidores reclamaram; compraram um cartucho errado, mesmo depois de terem sido orientados pelo vendedor.

Direitos
"É uma questão de custo-benefício", diz Florêncio. "Talvez o usuário ache que não compensa ir até um posto do Procon para reclamar, considerando o preço do produto".
No total, em 2009, o Procon-SP registrou cerca de 534 mil reclamações.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o consumidor tem 90 dias (a partir da data da compra) para reclamar sobre qualquer produto para o fabricante.
A partir da reclamação, o fabricante tem 30 dias para solucioná-la. Caso não cumpra o prazo, é direito do consumidor exigir que o fabricante troque o produto por outro igual ou similar ou devolva o dinheiro.

Pela internet
Apesar de não procurarem o Procon-SP, muitos consumidores reclamam por meio de fóruns de discussão e sites de reclamação na internet, como o ReclameAqui.
Em 2009, os consumidores cadastraram 1.233 reclamações sobre impressoras, sendo 205 contra a Lexmark, 239 contra a Epson e 789 contra a HP.
Alguns reclamam que compraram uma impressora, mas o fabricante não forneceu o cabo de conexão com o computador; outros porque sua impressora está, há muito tempo, na assistência técnica, porque algumas peças estão em falta. Para reclamar, o consumidor precisa se cadastrar no site.
As empresas não são obrigadas por lei a responder às reclamações. Segundo o ReclameAqui, em 2009, a Epson e a Lexmark responderam a todas as reclamações sobre impressoras; a HP não respondeu a nenhuma. Com os dados, o ReclameAqui cria índices de reclamações que os consumidores podem consultar antes de comprar um produto. (CT)


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