São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os tipos de impressora

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os principais tipos de impressora disponíveis para o consumidor final são jato de tinta e a laser. Em comum, as duas têm o fato de não encostarem no papel, ao contrário das barulhentas matriciais. Por isso, elas são conhecidas como impressoras de não impacto.
A outra semelhança entre os dois tipos de equipamento está em suas origens, nos laboratórios de grandes corporações. Os trabalhos para desenvolver as jato de tinta são atribuídos principalmente à Epson, Canon e HP. Já a tecnologia para impressão a laser foi criada em 1969 por Gary Starkweather, pesquisador da Xerox. Seu uso comercial, no entanto, foi feito pela primeira vez em 1976 pela IBM, no modelo 3800.
Mas as semelhanças acabam por aí. Cada tecnologia tem particularidades e é melhor de acordo com o tipo de documento e a quantidade de impressão.
As impressoras jato de tinta funcionam assim: gotas de tinta são despejadas no papel por meio de pequenos furos nos cabeçotes dos cartuchos. Os equipamentos da Canon e da HP usam a técnica para espalhar a tinta conhecida como jato de bolha (ou bolha térmica). Com ela, tinta é vaporizada, gerando a pressão pela qual a tinta é lançada. Já a Epson usa a técnica conhecida como piezo-elétrico, na qual a tinta é liberada por meio da vibração de um cristal interno que recebe uma carga elétrica.

Laser
Os equipamentos a laser têm como peça principal um tambor fotossensível. Um feixe de raio laser cria imagens das páginas no tambor, que depois recebem nas zonas sensibilizadas um pó ultrafino chamado toner. O tambor transfere as imagens para o papel, que é aquecido pelo fusor para fixar o toner.
A maneira como as imagens são fixadas no papel é fundamental para a performance dos equipamentos ao imprimir imagens diferentes.
As impressoras jato de tinta são a melhor opção para imprimir fotos, já que as gotículas de tinta podem se misturar e reproduzir mais cores; o toner é aplicado em camadas usando transparência para formar as cores. As gotas, porém, são as inimigas das jato de tinta ao imprimir texto. O raio laser tem diâmetro invariável e não espirra excesso de tinta, o que gera documentos de texto com melhor resolução.
O laser dá outra vantagem aos seus equipamentos: velocidade ao lidar com grandes quantidades de impressões. Isso porque ele se move bem mais rápido que o jato de tinta. Porém as jato de tinta podem ser mais rápidas quando poucas folhas são impressas, já que elas trabalham de maneira quase imediata. Impressoras a laser precisam esperar o fusor aquecer antes de imprimir.
(BRUNO ROMANI)


Texto Anterior: Consumidor usa internet para reclamar contra fabricantes
Próximo Texto: Guia da impressora: Leve em conta o custo da manutenção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.