São Paulo, quarta-feira, 31 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMUNICADOR

Internautas têmnova opção de bate-papo

DA REPORTAGEM LOCAL

Após meses de especulação, o Google lançou seu comunicador instantâneo. Batizado de Google Talk (www.google.com/talk), o programa dispõe de opções de bate-papo por escrito ou via voz.
O serviço é semelhante aos já oferecidos pelos rivais MSN (messenger.msn.com), Yahoo! (messenger.yahoo.com) e Skype (www.skype.com), com a desvantagem de que, diferentemente dos demais, que podem ser aproveitados por usuários de quaisquer serviços de e-mail, ele é restrito aos usuários do e-mail do Google, o Gmail (mail.google.com).
Para ser usuário do Gmail é preciso receber um convite de alguém que já o seja, o que pode dificultar a utilização do mensageiro.
Nos EUA, os interessados em abrir uma conta no Gmail ganharam uma opção: manifestar seu interesse pelo correio por mensagem de texto SMS, enviada para o Google pelo telefone celular. A resposta, segundo a empresa, chega em minutos, com um código que dá acesso à nova conta.
De acordo com a empresa, trata-se de uma maneira de aumentar a segurança dos usuários e de evitar o spam.
Outro ponto desfavorável a ser enfrentado pelo Google Talk é que, por ter sido o último comunicador lançado, veio ao encontro de internautas que já usam algum dos programas concorrentes. Segundo levantamento da ComScore (www.comscore.com), só o Skype conta com 51 milhões de usuários. O Yahoo! Messenger tem 20 milhões, e o MSN Messenger tem 14 milhões.
Quando se trata de um programa comunicador, o número de usuários é bastante relevante, pois é preciso não só dispor de um programa mas também conhecer pessoas que usem o mesmo -ou seja, ter com quem conversar.
O comunicador do Google fica devendo em recursos como emoticons, pequenos desenhos animados, e tipos de fontes coloridas e diferentes. Também não é possível transferir arquivos pela janela de diálogo.

Yahoo!
O Yahoo! lançou no país a nova versão mundial de seu comunicador, na qual está incorporada a função de conversas via voz (br.messenger.yahoo.com). Nele, os usuários também têm uma caixa postal para receber recados ou deixar mensagens para os amigos que estiverem desconectados.
O programa também está integrado a um canal para buscas e à comunidade Yahoo! 360. Permite ainda acessar conversas anteriores e compartilhar imagens.
Já pela versão 7.5 do MSN (messenger.msn.com.br), promete fazer videoconferências com webcams, conversas via voz, trocas arquivos e envio, pelo programa, de mensagens de texto para celulares. Sua popularidade, no entanto, tornou-o alvo de vírus. Para saber como se proteger, visite www.microsoft.com/protect. (MB)


Texto Anterior: Buscador pessoal: Google lança barra de múltiplas funções
Próximo Texto: Software: Sistema Zeta é opção ao Windows e ao Linux
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.