São Paulo, Segunda-feira, 10 de Julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FLAT X HOTEL

AS DIFERENÇAS
O flat é, perante a lei, uma residência. O proprietário pode participar do negócio ou morar no apartamento. Por atender a dois tipos de necessidades diferentes -de moradores e de hóspedes-, os flats tendem a apresentar um custo operacional mais alto. O hotel, ao contrário, é juridicamente definido como um estabelecimento comercial onde, em tese, ninguém mora. O serviço prestado é igual para todos, o que ajuda a reduzir custos. Portanto o interesse dos investidores é, na maioria das vezes, participar do negócio. Se o proprietário de um quarto de hotel quiser passar uma temporada em seu apartamento, terá de pagar a diária. A gestão dos hotéis é considerada mais profissional. Os contratos com as operadoras, normalmente grandes redes hoteleiras, são mais longos, indicando estabilidade na administração.

AS SEMELHANÇAS
O preço de um flat ou de um quarto de hotel varia de acordo com o terreno, o custo da construção e a bandeira da rede hoteleira que administrará o negócio. A rentabilidade será uma combinação entre o valor das diárias, a taxa de ocupação do imóvel e os custos.

OS CUIDADOS
Em caso de empreendimento já em operação, é preciso avaliar resultados passados e conhecer o contrato com a operadora. No caso de imóvel em construção, é sempre bom pedir um estudo de viabilidade do negócio ao vendedor e a um consultor independente, para comparar. Pesquise a vizinhança e veja como funcionam os empreendimentos da mesma região. Conhecer o operador é fundamental. Observe sua eficiência na gestão de outros negócios e confira se tem tarifas competitivas.


Texto Anterior: Opção pela segurança do imóvel
Próximo Texto: SFH: Desconto em quitação chega a até 90%
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.