São Paulo, segunda-feira, 12 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Risco é inferior em relação ao varejo

DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro entre cinco fundos de instituições de médio porte que estiveram entre os primeiros lugares nos rankings de rentabilidade em 2000 apresentaram risco menor quando comparado aos mais rentáveis das grandes marcas do varejo.
Dentre as cinco categorias analisadas, apenas o fundo BVA Fix Seguro, da categoria DI, apresentou risco ligeiramente superior ao Bradesco FAQ Macro. Enquanto o primeiro ficou com retorno de 19% e risco de 9,8%, o segundo teve rentabilidade de 18% e risco de 9,6% (veja tabela abaixo).
A pedido da Folha, o estudo foi elaborado pela ABM - Consulting, do professor da USP Alberto Borges Matias. Para fazer a análise foi necessário saber a composição da carteira de cada fundo, a evolução da rentabilidade no último ano, além de calcular a volatilidade.
Os fundos eleitos para o estudo foram justamente aqueles que se destacaram em cada categoria.
Assim, por exemplo, no caso dos fundos derivativos, foi escolhido o fundo Claritas Hedge, que apresentou a melhor rentabilidade entre as instituições de porte médio e que exigiam aplicações mínimas de até R$ 15 mil, e o fundo HSBC Fif Derivativos, que foi o fundo melhor colocado entre os grandes bancos de varejo.

Volatilidade
Matias explica que o risco foi calculado com base na variação da volatilidade mensal. "Quanto maior a variação, maior será o risco." Ele diz que, no caso dos fundos analisados, o retorno foi alto diante do baixo risco. "Em comparação com os grandes bancos, os menores se destacaram."
Carlos Daniel Coradi, da EFC Consultoria, diz que os bancos de porte médio costumam ter gestores mais especializados. "Muitos deles oferecem uma estrutura para gestão de recursos mais especializada."
Para elaborar a pesquisa a ABM - Consulting solicitou às instituições o fornecimento da composição da carteira dos fundos. Embora os gestores sejam obrigados a divulgar essa informação, a maioria atendeu parcialmente ao pedido, não fornecendo a composição detalhada da carteira.
As exceções foram o HSBC e a Claritas. Os demais bancos que participaram da pesquisa alegaram que só dão a informação completa aos cotistas do fundo.


Texto Anterior: Clientes procuram alternativas
Próximo Texto: Corretoras vendem fundos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.