São Paulo, Segunda-feira, 18 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA REDE
Confira o ganho de sua carteira na Internet

Lili Martins/Folha Imagem
O administrador de empresas Carlos Mitelic, 38, que usa a Internet para acompanhar seus fundos


da Reportagem Local

Controlar uma carteira virtual para otimizar o retorno de seus investimentos reais. Essa é a filosofia de alguns sites na Internet que ajudam a verificar a rentabilidade de sua carteira e a comparar os vários fundos existentes no mercado.
Esse serviço pode ser encontrada em sites como o www.uol.com.br/investracker, da Invest Tracker, o "Fortuna" (www.fortuna.com.br) e o "Agrif" (www.agrif.com.br). Na opção "Minha Carteira", do site "Invest Tracker", o internauta monta uma carteira com os fundos no qual está aplicando ou pretende investir. O site se encarrega de mostrar, então, a rentabilidade desses fundos e o ganho, em reais, que o investidor está tendo em cada aplicação. Lembre-se, no entanto, de que o site faz apenas uma simulação com base nos dados da Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento).
Além dessa ferramenta, o investidor tem, ainda, a rentabilidade geral de sua carteira de investimentos. "É especialmente útil para quem tem uma carteira diversificada", explica José Cássio Costa Bariani, diretor da Invest Tracker. "O investidor não precisa ficar fazendo contas para descobrir quanto seus investimentos estão rendendo."
Acompanhando de perto a rentabilidade da carteira, o investidor pode facilmente detectar erros de estratégia que estão emperrando os ganhos de seus investimentos.
Foi o que aconteceu com o administrador de empresas Carlos Mitelic, 38. Quando começou a usar o sistema de administração de carteira do site da Invest Tracker, passou a ter melhor visualização de quanto estava ganhando.
"Percebi que minha carteira de investimentos tinha retorno baixo, típico de aplicações de juros", diz Mitelic. Só que ele estava com 40% de sua carteira em fundos de ações, cujo risco é bem maior, já que a Bolsa é um mercado que oscila muito. "Resolvi diminuir minha participação em renda variável em 20%, já que essa estratégia não estava dando certo", diz.
Resultado: os ganhos de Mitelic não aumentaram muito, mas o risco de sua carteira ficou bem menor, uma vez que sua exposição à Bolsa caiu pela metade. "Só vou voltar a aumentar minha participação no fundo de ações quando perceber que o desempenho dele irá melhorar", diz. "Por enquanto, como o cenário é de incerteza, fico mais conservador."

Comparação
Além de permitir a visualização dos ganhos de sua carteira, a Internet pode ajudar você a escolher os melhores fundos para compor sua carteira.
O site "Fortuna" possui um sistema que permite ao investidor acompanhar a rentabilidade, o valor da cota e o patrimônio líquido de mais de 1.400 fundos abertos para captação.
Na seção "Portfolio", o internauta pode personalizar uma carteira com até 20 fundos. Quem não é cliente pode testar o sistema gratuitamente por 15 dias. Depois, é necessário fazer uma assinatura (R$ 35 por mês).
É possível até mesmo verificar a rentabilidade diária dos fundos desde 96. Além disso, há informações cadastrais e operacionais de centenas de fundos: quanto é necessário para aplicação mínima, qual é a taxa de administração e qual é o telefone de contato para se tornar cotista.
"O banco de dados completo deve ficar pronto até o final do ano", diz Francisco Camargo, diretor do Fortuna. "Mas hoje já é possível dar ao investidor a oportunidade de comparar as centenas de fundos existentes no mercado, algo que dificilmente ele conseguiria sem a Internet."
Outro site que permite a comparação de vários fundos é o da Agrif, em www.agrif.com.br. As análises são feitas por meio de gráficos, classificações e tabelas que comparam o desempenho dos fundos entre si ou com a poupança. O site faz a classificação dos fundos também de acordo com os riscos. O serviço oferecido no site é gratuito.
Se você ainda tiver dúvidas mais conceituais em relação aos fundos de investimento, o mais indicado é visitar sites como o www.fundos.com.
Nele, o futuro investidor começará a entender melhor o que são fundos de investimento, como eles funcionam e quais são suas regras. Também há dicas para o investidor de primeira viagem. Por exemplo: o site explica que é importante o investidor saber a estratégia do seu fundo, verificar a composição da carteira, além, é claro, de ler atentamente o regulamento do fundo.
Outro dado interessante que o site oferece é o rendimento da poupança desde 90. É necessário fazer um "download" para obter os números. De posse desses dados, faça a comparação entre o rendimento da poupança e o do fundo no qual você quer investir.
(RF)


Texto Anterior: Investidor acompanha fundos pela rede
Próximo Texto: Bolsa: Negócios devem permanecer instáveis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.