São Paulo, Segunda-feira, 18 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREGÃO ELETRÔNICO
Num cenário instável, índice Soma fecha semana com alta de 0,68%
Turbulência impede maior alta

da Reportagem Local

As turbulências enfrentadas pelo mercado de ações nos Estados Unidos foram fundamentais para o fraco desempenho, na semana passada, do índice Soma, que reúne as principais ações negociadas na Soma (Sociedade Operadora do Mercado de Ativos).
O índice do mercado de balcão organizado fechou, na sexta-feira, a 444 pontos, alta de 0,68% em relação à semana passada.
"Uma maior alta foi impedida pela queda da Bolsa de Nova York de 2,59% na sexta-feira", afirma Arthur Machado, administrador de recursos do banco Opportunity. "Em outros tempos, o índice teria despencado, mas o mercado está mostrando que está mais maduro. Por isso, o resultado até que não foi ruim."
Para essa semana, o mercado deve continuar tenso por conta da instabilidade nas Bolsas norte-americanas. "Se o cenário externo melhorar, a Soma poderá apresentar melhor desempenho", afirma Machado.
As maiores altas na semana foram do setor de telefonia celular. Destaque para as altas da Telepará Celular (24,14%) e da Telpa Celular (21,05%). Segundo Machado, o anúncio do reajuste de tarifas dessas empresas foi responsável pela valorização. "Os investidores acreditam que o aumento pode melhorar o caixa dessas empresas", diz.
Algumas empresas de telefonia, no entanto, não acompanharam esse movimento de alta -especialmente as "holdings" do Nordeste. Tanto que a maior baixa na semana foi a da Telpe (-43,53%). "A baixa foi causada pelo anúncio de que essas empresas deverão repassar 1% de seu faturamento para a Telecom da Itália por utilização da marca da empresa italiana", diz Machado.


Texto Anterior: Dicas: Compulsório ainda pode cair mais
Próximo Texto: Mercado de Cpitais: "Folhainvest" é eleito melhor veículo de comunicação do ano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.