São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA REDE

APLICAÇÕES PELA INTERNET
Site tem ferramentas que monitoram sua carteira e avisam o momento de alterá-la
Contrate uma babá para cuidar do seu dinheiro

DA REDAÇÃO

Para quem tem dúvidas sobre onde aplicar suas economias e não tem tempo de ficar monitorando as oscilações do mercado financeiro para se proteger de perdas, há na Internet um site que é uma verdadeira babá do investidor.
"O Line Invest é o único site que orienta o investidor na escolha de um fundo ou compra de ações, monitora a aplicação e avisa quando está na hora de mudar", diz Jean Sigrist, presidente da empresa.
Dotado de ferramentas que permitem acompanhar a carteira de investimentos de cada cliente de acordo com os movimentos do mercado, o Line Invest avisa, por e-mail, quando está na hora de fazer ajustes no portfólio.

Select Funds
Quem quiser aplicar em fundos, por exemplo, tem acesso a uma lista de 27 fundos selecionados pela Standard & Poors, agência americana de classificação de risco, que passou um pente fino em 694 fundos brasileiros e selecionou os melhores em termos de rentabilidade e de gestão.
"Trata-se de fundos de elite, para os quais as instituições financeiras exigem aportes elevados. Nós oferecemos um ticket de varejo, a partir de R$ 1.000", diz Sigrist. As aplicações nesses fundos são feitas diretamente em FACs (Fundos de Aplicações em Cotas) que são espelhos dos "Select Funds". Esses FACs são custodiados pelo Itaú. Segundo Sigrist, dessa forma o dinheiro não transita pela Line Invest.
O site permite que o investidor compare a rentabilidade de um fundo dessa lista, o chamado "Select Funds" , com a de outro fundo do mercado, da mesma categoria. Basta entrar em "compare fundos" colocar o nome de um fundo de renda fixa, por exemplo, e clicar em "compare" para ter acesso a análise desse fundo feita pela S&P.
Em seguida, clique "comparar" para conferir o desempenho do fundo escolhido com a obtida pelo fundo da mesma categoria vendido pela Line Invest, e que compõe o "Select Funds".

Ações
O investidor que abrir uma conta no site e aplicar em ações, por exemplo, tem à sua disposição o mecanismo "alerta por e-mail". Basta entrar com o código das empresas desejadas que, quando sair um relatório sobre elas no mercado, o investidor receberá uma cópia no e-mail.
Outro mecanismo de alerta, é o de preços. O investidor compra uma ação e pede para ser avisado quando o papel atingir um determinado nível de preço. "Ao receber o aviso ele liga para a corretora e dá ordem para vender as ações", diz Sigrist.
Para aplicar em ações, o investidor conta com algumas ferramentas que ajudam na escolha dos papéis. Os iniciantes podem optar por dar uma olhada nos dez papéis mais recomendados, clicando no ícone "ações", na barra à esquerda da página inicial do site.
"Essas ações representam um consenso do mercado e são selecionadas com base em relatórios de corretoras e bancos locais e internacionais", diz Sigrist. Quem seleciona essas análises é a Thomson, empresa americana especializada em informações do mercado financeiro.
Outra forma, é escolher uma ação, clicar no ícone "análise" e acessar vários relatórios de corretoras e bancos sobre a empresa. Os que pretendem montar uma carteira de ações podem clicar em "carteira" e ter acesso a vários papéis, com simulação de aplicações num determinado período.


Texto Anterior: De onde pode vir o lucro do banco
Próximo Texto: Dúvidas: Dividendos distribuídos por empresas prescrevem após o prazo de cinco anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.