São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investidores ganham força

DA REPORTAGEM LOCAL

Se comparado com o investimento individual em Bolsa, as vantagens para o pequeno investidor entrar num clube são bem maiores. Nele, os investidores que têm poucos recursos ganham força porque juntos formam um patrimônio maior.
Com mais recursos, o clube poderá adquirir lotes padrão, que são quantidades mínimas de papéis estipuladas pelas Bolsas para negociação no pregão normal. "Individualmente o pequeno investidor não consegue comprar lotes padrão, que dão mais liquidez aos papéis e têm preços competitivos", diz José Manuel Amorim, chefe de análise e investimento da Novação. "Além disso, os investidores podem trabalhar com operações de derivativos", acrescenta.
Ao participar de um clube, os investidores não pagam CPMF na operação de compra e venda de ações. No caso de operações realizadas por pessoas físicas diretamente em Bolsa, há tributação.
Outra vantagem, apontada por Geraldo Azaran, da GDA Consultoria, é a isenção de cobrança de Imposto de Renda no caso de pagamento de dividendos. "As exigências da Receita são menores para os clubes", observa.

Cuidados
O consultor de mercado de capitais Carlos Manuel de Souza, da Lopes Filho Consultores e Associados, diz que os investimentos em clubes podem ser um bom negócio desde que o investidor esteja atento ao risco.
"Os investidores não podem esquecer de que se trata de uma aplicação em ações, embora seja sob a forma de cotas de investimento. Só deve entrar nesse mercado quem está disposto a correr os riscos das oscilações de Bolsa", explica.
Para ele, a participação nesses clubes pode ser um bom negócio para investidores que não têm muitos recursos, mas têm vários amigos. "Assim o investidor dilui os custos do investimento com os demais participantes do grupo."


Texto Anterior: Colegas aplicam economias juntos
Próximo Texto: Indústria de fundos cresce mais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.