São Paulo, Segunda-feira, 26 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO ELETRÔNICO
Soma fecha em alta na semana

da Reportagem Local

Na contramão das outras Bolsas, a Soma (Sociedade Operadora do Mercado de Ativos), o único mercado de balcão organizado do país, fechou a semana em alta de 1,81%.
Para ter uma idéia, o pessimismo no mercado internacional quanto a um possível aumento de juros nos Estados Unidos fez a Bolsa de Valores de São Paulo fechar em baixa de 3,6%.
Mas, segundo analistas consultados pela Folha, o aparente otimismo na Soma não teve motivo especial.
"O mercado simplesmente percebeu que certos papéis estavam baratos demais e decidiu fazer um ajuste de preços", afirma Arthur Machado, administrador de recursos do banco Opportunity.
No ranking das cinco maiores altas da semana estão empresas de telefonia celular. "São empresas saudáveis financeiramente, com bons fundamentos e espaço para crescer", diz Machado.
A maior alta na Soma, durante a semana, foi Telemat (Telecomunicações de Mato Grosso) Celular, com 57,14% de valorização, seguida pela Teleceará (Telecomunicações do Ceará) Celular, com 41,18% de valorização (veja quadro acima).
O volume financeiro negociado na Soma, de R$ 7,2 milhões na sexta-feira retrasada, acabou se ajustando ao nível normal na segunda-feira passada, quando movimentou R$ 2,15 milhões.
"O aumento de recursos naquela sexta-feira aconteceu porque o mercado tinha ficado praticamente parado nos dias anteriores, esperando alguma definição da Argentina", afirma.
Nesta semana, quem tem Telest (Telecomunicações do Espírito Santo) na carteira terá de ficar atento às notícias da assembléia de hoje, onde serão discutidos, entre outros assuntos, a emissão de debêntures.(RN)



Texto Anterior: Avenida Faria Lima desbanca Paulista
Próximo Texto: Comissão ataca ações gratuitas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.