São Paulo, Segunda-feira, 30 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO ELETRÔNICO
Soma realiza poucos negócios

da Reportagem Local

O Índice Soma (Sociedade Operadora do Mercado de Ativos), que reúne as ações mais negociadas no mercado de balcão organizado, fechou a semana em ligeira queda, de 0,54%.
Segundo analistas ouvidos pela Folha, o fraco desempenho foi influenciado pelos acontecimentos que causaram tensão no mercado ao longo da semana passada: a movimentação política em Brasília, com a Marcha dos 100 Mil, e o anúncio da política de juros nos EUA.
O impacto maior desses acontecimentos foi o baixo volume de negócios e o número de transações. "Os operadores do mercado preferiram esperar a poeira desses eventos baixar para realizar negócios", diz Arthur Machado, administrador de recursos do banco Opportunity.
Nesta semana, os analistas esperam um volume maior de negócios.
A marcha e o aumento dos juros americanos, entretanto, não chegaram a influenciar o preço das ações. "No final, não houve impacto negativo", diz Machado. Entre as maiores altas da Soma (veja quadro) estão as ações de telefonia celular que, segundo especialistas, estão sendo as vedetes deste ano.
"A Telpa Celular BN vem apresentando boa valorização (rendeu 31,25% na semana) porque é uma empresa que está tendo lucro e distribui dividendos com frequência", diz Machado. Ele não acha que o papel já esteja "caro". "É uma ação para se ganhar no longo prazo."
(RODRIGO FRANÇA)

Texto Anterior: Aumenta o risco do câmbio e das ações
Próximo Texto: Bradesco é a mais procurada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.