São Paulo, segunda, 5 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLSA
Analistas acham que governo não baixará pacote fiscal em outubro; Ibovespa poderá sofrer novas quedas
A alta depende de medidas concretas

da Redação

Se o governo frustrar a expectativa de baixar um pacote fiscal ainda em outubro, o Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo) poderá experimentar novas quedas. Isso só não ocorrerá se o governo tiver sucesso no esforço de oratória que vem fazendo para reverter esse quadro.
Analistas mais céticos acham que o governo não poderá fazer nada de concreto em outubro. O esperado pacote fiscal, avaliam, não deverá ser anunciado antes do segundo turno das eleições.
Mesmo que o resultado das pesquisas se confirme nas urnas, e Fernando Henrique Cardoso seja eleito ainda no primeiro turno, muitos governadores, aliados do governo, devem ir para a disputa no segundo turno. E um pacote poderia definir essa eleição de forma desfavorável ao governo.
Por isso, a atuação do governo permanecerá forte apenas na retórica -às vezes inflando expectativas, outras, frustrando expectativas - e nos bastidores, para tentar neutralizar o impacto de saída de dólares do país.
No cenário externo, as notícias não devem ajudar. As empresas americanas começam a divulgar seus resultados trimestrais e os analistas de Wall Street estarão revisando para baixo as projeções de crescimento dessas empresas.
O mercado americano de ações deverá refletir esse movimento com novas quedas nos principais índices de ações dos EUA. Outro aspecto importante a se avaliar é a crise bancária internacional.
Bancos internacionais emprestaram dinheiro para que investidores aumentassem suas aplicações em países emergentes. Esses investidores tiveram perdas expressivas e, agora, estão com dificuldades para pagar os financiamentos. A inadimplência pode comprometer os resultados dessas instituições.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.