São Paulo, domingo, 1 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAIS VENDIDOS - JANEIRO
João Ubaldo entra no ranking

da Redação

Um dos destaques no ranking Datafolha dos livros mais vendidos de janeiro é o novo romance do escritor João Ubaldo Ribeiro, "O Feitiço da Ilha do Pavão". É a primeira vez que ele aparece na lista desde seu lançamento no final de novembro. O livro ocupa o 7º lugar na categoria ficção.
A obra do escritor baiano, autor de "O Sorriso do Lagarto" e "Viva o Povo Brasileiro", conta em prosa de forte tonalidade satírica as desventuras de personagens do século 18 em uma ilha imaginária na costa da Bahia.
Na categoria não-ficção o destaque é "Auto-Engano", do economista Eduardo Giannetti, que estréia no ranking em 5º lugar. Não se trata, no entanto, de uma obra sobre economia, mas de um ensaio de cunho filosófico sobre o tema proposto no título, numa abordagem que abrange desde a neurociência até a análise da linguagem.
Como é feita a pesquisa
O levantamento nacional dos mais vendidos foi realizado em 22 livrarias distribuídas em nove capitais nacionais -São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife e Curitiba.
A seleção das lojas buscou representar as principais redes e livrarias sem filiais. Na escolha também foi considerada a localização das lojas -se em shopping, aeroporto ou na rua. A metodologia utilizada foi a do "flagrante de compra", em que o entrevistado é abordado após a aquisição do produto. As entrevistas realizaram-se nos dias 17, 20, 21 e 22 de janeiro, durante o horário de funcionamento das lojas. Foram entrevistados 1.441 compradores que adquiriram um total de 2.090 exemplares (média de 1,5 livros por comprador).
O trabalho foi realizado pela Coordenação de Roteiros Culturais do Datafolha.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.