São Paulo, domingo, 02 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MANOLO FLORENTINO

Da Monarquia à República - Momentos Decisivos (1977), de Emília Viotti da Costa (Ed. Unesp) - Para entender a transição em seus aspectos mais gerais. Alia uma enorme capacidade de síntese a grande profundidade tópica.

A Formação das Almas (1990), de José Murilo de Carvalho (Ed. Companhia das Letras) - Ensina que a idéia de República também tem suportes e história.

Os Sertões (1902), de Euclides da Cunha (Ed. Francisco Alves) - É obra seminal para a compreensão de um certo tipo de expressão cultural bem característico do Brasil.

População e Desenvolvimento Econômico no Brasil (1981), de Thomas W. Merrick & Douglas H. Graham (Ed. Jorge Zahar) - Dos poucos tratados sobre a história da população brasileira. Fundamental para o entendimento de nosso evolver demográfico, sobretudo a partir de fins do século 19.

Preto no Branco - Raça e Nacionalidade no Pensamento Brasileiro (1976), de Thomas E. Skidmore (Ed. Paz e Terra) - Queira-se ou não, este livro ainda é uma incontornável referência quando o assunto é pensamento racial brasileiro.

Coronelismo, Enxada e Voto (1948), de Victor Nunes Leal (Ed. Nova Fronteira) - Desvenda os processos de reprodução do poder local antes da industrialização acelerada.

A Invenção do Trabalhismo (1994), de Angela de Castro Gomes (Ed. Relume-Dumará) - Para compreender como Getúlio e o trabalhismo se entranharam tanto e por tanto tempo nos mais recônditos cantos de nossa consciência; para entender como se pode ouvir e atender aos reclamos de muitos -para mantê-los em seu devido lugar.

1964 - A Conquista do Estado, Ação Política, Poder e Golpe de Classe (1981), de Rene A. Dreifuss (Ed. Vozes) - Uma radiografia gramsciana sobre o envolvimento político de parcela expressiva do empresariado na crise que desembocou no golpe de 1964.

Os Militares na Política - As Mudanças de Padrões na Vida Brasileira (1975), de Alfred Stepan (Ed. Paz e Terra) - Uma boa radiografia da presença dos militares na vida política nacional. Uma pesquisa que mereceria sequência.

Processos e Escolhas - Estudos de Sociologia Política (1998), de Elisa Pereira Reis (Ed. Contracapa) -Mais um vigoroso exemplo da interdisciplinaridade nas ciências humanas. Destaca-se sobretudo pela análise da iníqua desigualdade social, este traço tão recorrente de nossa história.


Texto Anterior: Evaldo C. de Mello
Próximo Texto: Ronaldo Vainfas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.