São Paulo, domingo, 02 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O pós-Segunda Guerra

Angela de Castro Gomes
especial para a Folha

De uma forma geral, sobretudo se comparados aos estudos sobre o Brasil colonial e imperial, são recentes os textos que contemplam o período republicano. Isto se deve a uma antiga e atualmente não tão forte desconfiança dos historiadores de ofício em relação ao "tempo presente". Por essa razão, também de uma forma geral, há muito o que pesquisar, sobretudo quando se ultrapassam os anos do pós-Segunda Guerra, quando os acontecimentos ganham enorme velocidade e densidade, relacionando-se cada vez mais com as questões que nos são contemporâneas. Uma sugestão, contudo, tem importância particular. Ela diz respeito à realização de estudos que tenham como objeto a própria produção do conhecimento histórico no Brasil: as instituições, os autores e as obras que construíram nossa memória e história. Aí o período republicano ganha espaço especial e convida a todos a se debruçar, diligentemente, sobre ele.

Critérios da lista
A seleção de livros que realizei para esta edição do Mais! seguiu alguns critérios. Aqui estão livros de autores brasileiros, que analisam a experiência de nossas várias repúblicas, desde a Proclamação até o período posterior ao regime militar. Evitou-se, assim, os títulos que contemplam a história do Brasil de maneira geral.
Por outro lado, privilegiou-se tanto textos considerados, hoje, clássicos para a historiografia do período, por seu pioneirismo e pelo debate que produzem, quanto textos recentes que reúnem a contribuição de vários autores. Também houve a preocupação em contemplar a história política, econômica, social e cultural, assumindo uma perspectiva multidisciplinar para pensar a produção do conhecimento histórico.



Texto Anterior: Boris Fausto: A velha elite paulista
Próximo Texto: Manolo Florentino: A herança africana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.