São Paulo, domingo, 02 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HOUELLEBECQ E O ÓDIO

Foi com seus romances "Partículas Elementares" e "Plataforma" que Michel Houellebecq, 47, ficou conhecido internacionalmente e varreu o mercado literário francês. Polêmicos e de difícil classificação, os livros levaram o autor a ser tachado de niilista, fascista, racista, reacionário e imoral. O autor, que nunca procurou evitar polêmicas, sempre se mostrou disposto a combater o politicamente correto. Com humor cortante, faz poucas concessões. Para os críticos, deriva muitas vezes para preconceitos sexuais, "pseudomeditações" científicas e para uma literatura de apelação. Em suas obras há descrições de cenas sexuais, explícitas. O escritor critica dogmas literários e utopias libertárias e foi acusado de incitar o ódio racial e criticar o islamismo. Já se situou várias vezes a favor do positivismo de Auguste Comte.
Houellebecq é o pseudônimo de Michel Thomas, que nasceu em 26 de fevereiro de 1958, na ilha de Reunião (Departamento de Ultramar da França). Estudou agronomia e se formou engenheiro em 1980. A partir de 1985, publicou poemas na "Nouvelle Revue de Paris".
Houellebecq foi acusado na França por três organizações islâmicas e pela Liga dos Direitos do Homem de injúria racial e incitação ao ódio religioso contra muçulmanos. Em declarações dadas à revista "Lire", ele havia dito que "o islã é a religião mais idiota do mundo". Mas foi considerado inocente. A sentença se baseou no princípio de liberdade de expressão. Houellebecq foi defendido publicamente por outros escritores, como Salman Rushdie.
Antes de ser absolvido, Houellebecq disse que "jamais manifestou o menor desprezo pelos muçulmanos, mas sempre teve desprezo pelo islã". Atacou ainda as religiões monoteístas e seus livros sagrados, que, segundo ele, são "textos de ódio".
O escritor recebeu, em 2002, o International IMPAC Dublin Literary Award, um prêmio de 100 mil (cerca de R$ 273 mil).


Texto Anterior: Zaratustra
Próximo Texto: Contra o mundo, contra a vida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.