São Paulo, domingo, 03 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De uma gripe a outra

>> Gripe espanhola
Entre 1918 e 1919 matou mais de 20 milhões de pessoas, e, ao contrário dos outros tipos de vírus influenza, afetava principalmente jovens.

>> Gripe asiática
Em 1957, uma gripe aviária vitimou 1 milhão de pessoas, principalmente idosos, e ficou conhecida como "gripe asiática". Entre os afetados estavam China, Vietnã e Cingapura.

>> Gripe de Hong Kong
Em 1968, na mesma região, houve outra pandemia, batizada de "gripe de Hong Kong". O mais provável é que tivesse sido uma recombinação do vírus que originou a "gripe asiática". Cerca de 1 milhão de pessoas morreu em Vietnã, Cingapura, Índia etc. O vírus desapareceu.

>> Gripe russa
Afetou a Sibéria e o norte da China em 1977. Segundo a OMS, a origem era desconhecida, mas suas características eram semelhantes às das epidemias dos anos 1950, o que explicaria o fato de a doença acometer principalmente pessoas nascidas depois de 1957.

>> Outros surtos
Depois das quatro pandemias, houve surtos pontuais de alcance mais restrito. Em 1997, a gripe aviária, em Hong Kong, infectou comprovadamente 18 pessoas -seis delas morreram. Entre 2002 e 2003, a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) infectou mais de 8.000 e matou 774 pessoas, em 27 países.


Texto Anterior: Porcarias semânticas
Próximo Texto: +Livros: Paixão maltratada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.