São Paulo, domingo, 06 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes de Pasolini em DVD no Brasil

Accattone - Desajuste Social (1961) - Obra de estréia de Pasolini, que teve Bernardo Bertolucci como assistente. Ao som de Bach, apresenta a miserável periferia de Roma, onde vive Accattone, nome pelo qual o cafetão Vittorio é conhecido.

As Mil e Uma Noites (1974) - Uma série de contos românticos envolvendo a história da iniciação sexual de um jovem, permeada por outras histórias e personagens.

Decameron (1970) - Reunião de nove contos baseados no clássico homônimo de Bocaccio. Nas histórias há freiras eróticas praticando milagres sexuais, um artista tuberculoso à beira da morte que tenta trapacear com o céu, jovens amantes apanhados com as calças na mão, entre outras.

Mamma Roma (1962) - A bela Anna Magnani [1908-73] interpreta Mamma Roma, uma prostituta de meia idade que sonha em mudar de vida e ascender socialmente, oferecendo uma vida melhor especialmente para seu filho Ettore, de 16 anos.

Medéia (1969) - Única atuação da cantora Maria Callas (1923-77) no cinema (a não ser em musicas em que interpreta a si mesma ou em óperas filmadas), em que ela interpreta a personagem que dá título à tragédia de Eurípedes. O Evangelho segundo São Mateus (1964) - A vida de Jesus é contada a partir do primeiro dos Evangelhos, o de São Mateus, realçando a dimensão humana de Cristo.

Os Contos de Canterbury (1971) - Baseado nas obscenas histórias de Geoffrey Chaucer (século 14), Pasolini celebra de forma ardente quase toda forma imaginável de ato sexual com um humor rico, rude e visual mágico.

Rogopag - Relações Humanas (1962) - Pasolini faz um pequeno filme sobre um cineasta (Orson Welles) que realiza, na periferia de Roma, um filme baseado na Paixão de Cristo. Trata-se de "A Ricota", um dos quatro curta-metragens reunidos neste especial de cineastas consagrados como Roberto Rossellini e Jean-Luc Godard.


Texto Anterior: O gol fatal
Próximo Texto: O santo laico dos quadrinhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.