São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os expoentes

OS EXPOENTES

Underworld
- Considerado o mais hippie dos grupos da tecno britânica, o Underworld nasceu no fim dos anos 80, quando dois roqueiros e um ex-membro de uma banda funk descobriram a house. Liderada pelo guitarrista e vocalista Karl Hyde, 39 (o tal que tocava funk), a banda tem dois álbuns, "Dubnobasswithmyheadman" (94) e "Second Toughest in the Infants" (96), e um megasucesso, "Born Slippy", a principal música da trilha do filme "Trainspotting".

Orbital
- O lançamento do álbum "In Sides", no ano passado, evocou os seguintes conceitos para o grupo dos irmãos Paul e Phil Hartnoll: futuro da música clássica; uma excursão sinfônica e científica; a faixa "Out There Somewhere", de 24 minutos, é a trilha sonora ideal para uma viagem interplanetária. Em 1991, com o primeiro CD, "Untitled", o Orbital foi um dos introdutores do gênero trance no Reino Unido.

Tricky
- Ex-rapper do cultuado grupo Massive Attack, o produtor e performático Tricky ganhou fama de pai do (viajante) trip hop. Seu último álbum, "Pre-Millenium Tension" (96), foi presença garantida em várias listas dos dez melhores discos do ano passado nas principais publicações do planeta. O primeiro, "Maxinquaye" (95), dizem, deu inteligência à dance music.

Moby
- O multiinstrumentista Richard Mellvile Hall, o Moby, o ex-punk que é considerado gênio da tecno destes 90, anda na contramão do que ditam as pistas. Com seu recém-lançado "Animal Rights" (editado no Brasil pela Warner), o músico segue sua verve de se meter com propriedade em vários estilos: o álbum é um dos melhores discos de heavy metal dos últimos anos.

Goldie
- Começou como grafiteiro e entrou na música pelas mãos dos amigos DJ Fabio e DJ Grooverider, que em 1992 já mixavam levadas reggae ao breakbeat. Depois de lançar, em 93, um single sob o pseudônimo Metalheads, Goldie assinou contrato com uma grande gravadora, a London. O resultado do contrato foi "Timeless", o álbum que popularizou o gênero jungle. Atualmente, namora a cantora Björk.

Aphex Twin
- É apenas um dos muitos projetos encabeçados pelo "estranho" Richard D. James, o "alternativo" da música eletrônica, que pode aparecer sob a denominação de Polygon Window, AFX etc. para executar sua tecno experimental. Em seu mais recente disco, homônimo, James colocou no encarte a foto do túmulo de seu irmão. (LR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã