São Paulo, domingo, 6 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os gêneros - House, Tecno, Ambient, Trance, Trip Hop e Jungle/Drum'n'Bass

HOUSE
Origem - Em Chicago (EUA), em 1986, onde DJs como Frankie Knuckles começaram a mixar batidas feitas com bateria eletrônica a bases melódicas da música soul e da música disco. O termo deriva de Warehouse, nome de uma gravadora e de um clube gay da cidade onde a música começou a ser tocada. O termo "acid", que designa uma das variações da house, origina-se da gíria "acid burning", equivalente a "samplear" (o sampler -do inglês "sample", "amostra"- é uma máquina que funciona acoplada a um sintetizador. Com ele, podem-se extrair recortes de qualquer material sonoro, alterando-os, modulando-os e redefinindo o resultado como se quiser).
Som
- A presença de vocais, samples de cordas e de pianos fazem da house um dos gêneros mais melódicos da música eletrônica. Assemelha-se à música disco dos anos 70, só que em versão acelerada pelo aumento da velocidade das batidas. Acid House, Deep House, Tribal House e Garage são algumas dos subgêneros da house.
Quem faz
- Frankie Knuckles, David Morales, Junior Vasquez, Armand van Helden, Masters at Work, Danny Tenaglia, Deep Dish
Os clássicos
- "Move Your Body", Marshall Jefferson
"French Kiss", Lil Louis
"Jack Your Body", Steve Silk Hurley
Ouça no Folha Informações - Armand van Helden, "Witch Doktor" (código 2601)

TECNO
Origem
- Em Detroit (EUA), em 198o, onde os produtores musicais Derrick May, Kevin Saunderson e Juan Atkins fundiram o pop eletrônico da banda alemã Kraftwerk ao funk do músico americano George Clinton. A expressão tecno, segundo Atkins, foi inspirada no conceito de tecno-rebeldes, utilizado pelo teórico Alvin Toffler no livro "A Terceira Onda".
Som
- A idéia matriz é a mesma desenvolvida pelos músicos do Kraftwerk, ou seja, as composições são produzidas exclusivamente com material sintetizado. Em geral, não utiliza vocais. Os sons digitais são gravados em canais diferenciados, o que cria sensações espacializadas. "Climas" melódicos se repetem num efeito de onda, que vai aumentando de intensidade. A melodia é intercalada ou, simplesmente, se sobrepõe a efeitos "avalanche" criado por batidas que se aceleram.
Quem faz
- Chemical Brothers, Prodigy, Underworld, Carl Graig, Underground Resistance, Rhythm Is Rhythm.
Clássicos
- "Strings of Life", Rhythm Is Rhythm
"No UFOs", Model 500
"Chime", Orbital
Folha Informações - Chemical Brothers, "Block Rockin Beat"(código 2602)

AMBIENT
Origens
- Desenvolveu-se a partir de 1990, tendo como referência as peças minimalistas criadas por Brian Eno desde os anos 70. O músico inglês desenvolveu uma série de projetos, solo ou em parcerias, que deveriam servir de trilha sonora para ambientes modernos, como elevadores, aeroportos ou mesmo a Lua (em "Apollo"). Outra referência do ambient é o som de bandas de rock progressivo, sobretudo os alemães do Tangerine Dream e do Can e a primeira fase do Pink Floyd.
Som
- Notas incrivelmente alongadas, melodias etéreas e percussão quase inaudível são algumas marcas do ambient. Utiliza também samples de sons étnicos e da natureza, como pássaros, trovões e correntezas. É tocada nos "chill-outs" (salas de relaxamento dos clubes). Também conhecida como tecno de sofá.
Quem faz
- Aphex Twin, Orbital, The Orb, Moby, Future Sound of London, Banco de Gaia, Sven Väth
Clássicos
- "The Harlequin, the Robot and the Ballet-Dancer", Sven Väth
"Selected Ambient Works", Aphex Twin
"Flying High", Irresistible Force
Ouça no Folha Informações
Prototype 909, "Understand" (código 2603)

TRANCE
Origens
- O termo designa "transe" em inglês. Foi criado por alemães frequentadores de Goa (um reduto hippie na Índia). A idéia é utilizar a tecnologia para produzir estados hipnóticos nop ouvinte.
Som
- Melodias repetitivas sobre linhas de baixo sintetizado. Os músicos dizem utilizar frequências imperceptíveis para produzir no ouvinte estados cerebrais semelhantes aos da hipnose.
Quem faz
-X-Cabs, Union Jack, Paul van Dik, Juno Reactor, Van Basten, Total Eclipse, Man with No Name
Clássicos
- "Stella", Jam & Spoon
"Love Stimulation", Humate
"Sugar Daddy", Secret Knowledge
Ouça no Folha Informações
- X-Cabs, "Neuro" (código 2604)

JUNGLE/DRUM'N'BASS
Origens
- Nos guetos étnicos de Londres, em 1992. Fundiu eletronicamente heranças negras como o reggae, o jazz e o hip hop (jeito de dançar o rap que acabou designando uma variante do gênero) e as mixou com a velocidade tecno. O gênero original era chamado de breakbeat, do qual derivaram o jungle e o drum'n'bass.
Som
- As batidas são extremamente sincopadas e entram em dissonância com outras fontes percussivas. Os vocais são lentos. A mistura produz uma espécie de cacofonia, expressão da selva ("jungle") urbana. O Drum'n'Bass se atém mais a misturar linhas de baixo pesadas ao jazz. O exemplo mais conhecido desta variante é o álbum "Walkin Wounded" da dupla Everything But the Girl.
Quem faz
- Goldie, Roni Size, LTJ Bukem, Alex Reece, Photek, Spring Heel Jack.
Clássicos
- "Inner City Life", Goldie "Music", LTJ Bukem "Midwest", Spring Heel Jack
Ouça no Folha Informações
- Goldie, "Inner City Life" (código 2605)

TRIP HOP
Origem - Em Bristol (Reino Unido), em 1994, a partir da mistura de hip hop com efeitos sonoros lisérgicos. "Trip" significa "viagem" em inglês.
Som - Lento, introspectivo, sombrio e com efeitos "sujos" extraído de teclados antigos. O gênero é uma espécie de blues do tecno.
Quem faz - Massive Attack, Portishead, Tricky, DJ Shadow, Ruby, Sneaker Pimps, Morcheeba, DJ Krush
Clássicos - "Glory Box", Portishead "Karmacoma", Massive Attack "She Makes Me Wanna Die", Tricky Ouça no Folha Informações -Tricky, "Vent" (código 2606)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã