São Paulo, domingo, 06 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor foi indicado ao Oscar e Tony

DA REDAÇÃO

O norte-americano David Mamet, 60, começou a ser reconhecido em seu país como dramaturgo nos anos 1970, com peças como "American Buffalo" ou "Perversidade Sexual em Chicago", que depois seriam adaptadas para o cinema (esta última recebeu o título "Sobre Ontem à Noite").
Seu estilo coloquial, com poucas personagens e cenários restritos, foi recompensado com duas indicações ao Prêmio Tony, por "O Sucesso a Qualquer Preço" (1984) e "Speed-the-Plow" (1988).
A fama internacional viria, paralelamente, pelos roteiros de filmes como "O Veredito", de 1982, e "Os Intocáveis", de 1987. No mesmo ano, Mamet estreou como diretor com "O Jogo de Emoções".
Apesar de haver sido o responsável pela adaptação ao cinema de algumas de suas peças (dirigiu "American Buffalo" e "Oleanna", fez o roteiro de "O Sucesso a Qualquer Preço"), foi indicado ao Oscar apenas por roteiros que tiveram como base obras de outros autores: "O Veredito" e "Mera Coincidência" (de 1997).
No Brasil, foram lançados seu romance "A Aldeia" (ed. Record) e as coletâneas de ensaios "Três Usos da Faca - Sobre a Natureza e a Finalidade do Cinema" e "Sobre Direção de Cinema" (ed. Civilização Brasileira).


Texto Anterior: Dois em um
Próximo Texto: + Livros: Mares da história
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.