São Paulo, domingo, 6 de dezembro de 1998

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MAIS VENDIDOS

História do Brasil lidera em não-ficção

da Redação

O destaque do ranking Datafolha dos livros mais vendidos de novembro são dois livros sobre história do Brasil colonial, escritos por Eduardo Bueno.
"Náufragos, Traficantes e Degredados" e "A Viagem do Descobrimento" encabeçam a lista, em primeiro e segundo lugares.
"Náufragos, Traficantes e Degredados" trata das primeiras expedições ao Brasil no início do século 16. Em "A Viagem do Descobrimento" o tema é expedição de Pedro Álvares Cabral.
Os temas remetem ao interesse crescente pela comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil no ano 2000. Outra razão para o bom desempenho das obras na lista Datafolha está no tipo de abordagem que fazem da história.
Amparados em bibliografia sofisticada e na supervisão técnica de Ronaldo Vainfas, professor de história na Universidade Federal Fluminense, os dois livros procuram, no entanto, dar um tratamento menos erudito e mais acessível a episódios históricos. Não pretendem inovar na interpretação, mas sim atingir um público mais vasto.
Para Roberto Feith, editor da Objetiva, que publica os livros, "Náufragos, Traficantes e Degredados" e "A Viagem do Descobrimento" suprem uma lacuna na área de obras de história, por dirigirem-se a um "público intermediário, que possui bom nível cultural, mas não é especialista".
Os dois livros inauguram a coleção "Terra Brasilis" da Objetiva. Os próximos volumes, também escritos por Eduardo Bueno, vão tratar da ocupação francesa no Rio e dos bandeirantes.
Em ficção o destaque do ranking fica com "O Homem que Matou Getúlio Vargas", de Jô Soares. O romance, que entrou direto em primeiro lugar, narra a história de um anarquista austríaco no Brasil durante o governo Vargas.

Como é feita a pesquisa
O levantamento nacional dos mais vendidos foi feito em 23 livrarias em nove capitais.
A seleção das lojas buscou representar as principais redes e livrarias sem filiais e sua localização -se em shopping, aeroporto ou na rua. A metodologia foi a do flagrante de compra -a abordagem do entrevistado após a compra.
As entrevistas foram feitas em 20, 21 e 24 de novembro, no horário de funcionamento das lojas, com 1.499 pessoas, que adquiriram 2.250 exemplares. A sondagem foi feita pela Coordenação de Roteiros Culturais do Datafolha. (Marcos Flamínio Peres)



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