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MAIS VENDIDOS
História do Brasil lidera em não-ficção
da Redação
O destaque do ranking Datafolha dos livros mais vendidos de
novembro são dois livros sobre
história do Brasil colonial, escritos
por Eduardo Bueno.
"Náufragos, Traficantes e Degredados" e "A Viagem do Descobrimento" encabeçam a lista,
em primeiro e segundo lugares.
"Náufragos, Traficantes e Degredados" trata das primeiras expedições ao Brasil no início do século 16. Em "A Viagem do Descobrimento" o tema é expedição de
Pedro Álvares Cabral.
Os temas remetem ao interesse
crescente pela comemoração dos
500 anos do descobrimento do
Brasil no ano 2000. Outra razão
para o bom desempenho das obras
na lista Datafolha está no tipo de
abordagem que fazem da história.
Amparados em bibliografia sofisticada e na supervisão técnica de
Ronaldo Vainfas, professor de história na Universidade Federal Fluminense, os dois livros procuram,
no entanto, dar um tratamento
menos erudito e mais acessível a
episódios históricos. Não pretendem inovar na interpretação, mas
sim atingir um público mais vasto.
Para Roberto Feith, editor da
Objetiva, que publica os livros,
"Náufragos, Traficantes e Degredados" e "A Viagem do Descobrimento" suprem uma lacuna na
área de obras de história, por dirigirem-se a um "público intermediário, que possui bom nível cultural, mas não é especialista".
Os dois livros inauguram a coleção "Terra Brasilis" da Objetiva.
Os próximos volumes, também
escritos por Eduardo Bueno, vão
tratar da ocupação francesa no Rio
e dos bandeirantes.
Em ficção o destaque do ranking
fica com "O Homem que Matou
Getúlio Vargas", de Jô Soares. O
romance, que entrou direto em
primeiro lugar, narra a história de
um anarquista austríaco no Brasil
durante o governo Vargas.
Como é feita a pesquisa
O levantamento nacional dos
mais vendidos foi feito em 23 livrarias em nove capitais.
A seleção das lojas buscou representar as principais redes e livrarias sem filiais e sua localização
-se em shopping, aeroporto ou
na rua. A metodologia foi a do flagrante de compra -a abordagem
do entrevistado após a compra.
As entrevistas foram feitas em
20, 21 e 24 de novembro, no horário de funcionamento das lojas,
com 1.499 pessoas, que adquiriram 2.250 exemplares. A sondagem foi feita pela Coordenação de
Roteiros Culturais do Datafolha.
(Marcos Flamínio Peres)
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